Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-28T04:00:59Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1068-2341pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187465pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, o propósito é discutir um projeto de pesquisa realizado de 2002 a 2005, em Porto Alegre, Brasil, com um grupo de 90 estudantes, cujos depoimentos tratam de diferentes produtos da mídia, especialmente a televisão, e que têm como objeto questões sobre juventude. A partir dos dados coletados através da escuta de estudantes de escolas públicas e privadas e do estudo de produtos televisivos, selecionou-se um tema principal para a análise dos modos de existência jovem: a construção do “outro” nos meios de comunicação e a relação desses grupos com as diferenças sociais, econômicas, geracionais, raciais e étnicas, de gênero e de aparência física. Com apoio em Michel Foucault, particularmente nos conceitos de normalidade, anormalidade e modos de subjetivação, e também em Hannah Arendt e suas elaborações sobre vida pública e vida privada, discutimos as formas pelas quais a sociedade do espetáculo e da imagem opera na nomeação e na construção dos “outros jovens”. Utilizamos ainda conceitos como os de diferença e de alteridade, recorrendo principalmente aos estudos de Carlos Skliar, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to discuss a research project conducted between 2002-2005 in Porto Alegre, Brazil. The focus was exploring how a group of 90 students perceived media’s discourse – especially television – about “youth.” Through the analysis of the discourse of both media and students, the research team selected a main theme for inquiry: the construction of the “other” in the mass media and the perception of differences among these groups in relationship to social, economic, generational, racial, ethnic, and physical appearance dynamics. This research uses Foucaltian categories of analysis, specifically the concepts of normality, abnormality, and modes of subjectivity, and Hannah Arendt conceptualization about public and private spheres – which allows for discussion of the multiple performances and images operating through media mechanisms. This work also uses other concepts like difference and alterity, follwoing Carlos Skliar studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArchivos analiticos de politicas educativas. v. 17, n. 3. Florida: EPAA, 2008. Vol. 16, n.2 (17 jan. 2008), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWords: mediaen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDifferenceen
dc.subjectNormalityen
dc.subjectCultureen
dc.titleMídia, juventude e educação : modos de construir o "outro" na culturapt_BR
dc.title.alternativeMedia, youth, and education : modes of constructing the “other” in cultureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000666373pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples