Repositório Digital

A- A A+

"Quem são os alunos da EJA?": uma análise sobre planejamento no ensino de química

.

"Quem são os alunos da EJA?": uma análise sobre planejamento no ensino de química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Quem são os alunos da EJA?": uma análise sobre planejamento no ensino de química
Autor Broilo, Rodrigo
Orientador Lopes, Cesar Valmor Machado
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino de quimica
[en] Adults and youth education
[en] Chemistry teaching
[en] Teaching activities planning
Resumo Este trabalho apresenta uma análise acerca do planejamento de ensino de química para turmas de Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de Porto Alegre, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Ensino de Química I. Ao longo do trabalho, descreveremos as atividades desenvolvidas durante o estágio e apresentaremos uma reflexão fundamentada em referenciais teóricos que discutem o planejamento de ensino bem como a educação de jovens e adultos. Focaremos o trabalho na necessidade deste planejamento levar em consideração as características dos alunos – idade, gênero, classe social, intencionalidades, experiências de vida, entre outras – e, por conseqüência, as características de cada turma a fim de tornar os conteúdos de química significativos aos estudantes. Poderá ser visto aqui, também, a relação entre a análise do estágio e teoria de planejamento de ensino.
Abstract This essay presents an analysis on teach planning Chemistry to Adults and Youth in a Porto Alegre’s public school. It was carried out in the college subject Teaching Training in Chemistry Teaching I. Throughout the paper, the activities developed during this training period are described and a reasoning based on theoretical references is also presented. These theorists discuss the teaching planning and as well as the Adults and Youth Education. The essay focuses on the necessity of this planning to take into account the students’ characteristics – age, gender, social class, intentionality, life experiences and others – and, as a consequence, the features of every group in order to make chemistry contents meaningful to the pupils. It will also be seen in this paper, the relation between the training analysis and the teaching planning theory.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18753
Arquivos Descrição Formato
000729348.pdf (186.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.