Repositório Digital

A- A A+

Relação do índice de massa corporal e razão cintura quadril com atividade fibrinolítica medida por dímeros-D

.

Relação do índice de massa corporal e razão cintura quadril com atividade fibrinolítica medida por dímeros-D

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relação do índice de massa corporal e razão cintura quadril com atividade fibrinolítica medida por dímeros-D
Autor Franco, Carmem Kieling
Orientador Menna Barreto, Sérgio Saldanha
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Agentes de coagulação
Fibrinólise
Índice de massa corporal
Obesidade
Relação cintura-quadril
Resumo Introdução: A coagulabilidade aumentada ou a fibrinólise prejudicada podem explicar, em parte, como a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Existem, entretanto, controvérsias ao considerar a relação entre medidas antropométicas, como Índice de Massa Corporal (IMC), Razão Cintura-Quadril (RCQ) e dímeros-D. Métodos: Foi traçado um estudo transversal com pacientes de um serviço de atenção primária à saúde entre os anos de 2005 e 2007. Foram medidos IMC, RCQ e Dobra Cutânea do Tríceps (DCT). Amostras de sangue foram coletadas de todos os pacientes e obtidos os níveis de dímeros-D. Resultados: Um total de 66 pacientes foi incluído na análise. Apresentavam média de idade de 54,6 anos (± 15,3). Cinquenta e três dos analisados (80,3%) eram do sexo feminino. As médias de IMC, RCQ e DCT foram 30,1 ±6,9kg/m², 0,88±0,08 e 20,9±7,6mm, respectivamente. Dímeros-D estiveram positivamente correlacionados em toda a amostra apenas com RCQ (r=0,27, p=0,038), apresentando relação moderada dentre as mulheres (r= 0,40 p=0,021), mas não dentre os homens (r=0,18, p=0,601). Os valores de dímeros-D não apresentaram correlação com IMC e DCT. Conclusões: Nossos resultados sugerem que obesidade abdominal pode elevar dímeros-D, pelo menos em indivíduos do sexo feminino, o que é indicador de distúrbios na hemostasia.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/18762
Arquivos Descrição Formato
000731192.pdf (184.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.