Repositório Digital

A- A A+

Compreensões dos estudantes acerca dos conceitos relacionados à termoquímica

.

Compreensões dos estudantes acerca dos conceitos relacionados à termoquímica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Compreensões dos estudantes acerca dos conceitos relacionados à termoquímica
Outro título Understanding of students about concepts related to thermochemistry
Autor Silveira, Fabiana Santos
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
Termoquimica
[en] Heat
[en] Learning
[en] Temperature
Resumo O presente trabalho tem por objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos durante o cumprimento do estágio realizado no Colégio Estadual Professor Elmano Lauffer Leal no segundo semestre de 2009. Para isso, foram aplicados quatro instrumentos de avaliação, sendo um pré-teste, um relatório de uma atividade prática, uma prova e uma prova de recuperação. Com base nos dados obtidos, foi possível observar a dificuldade que muitos alunos tinham inicialmente de compreender o significado de calor e temperatura e, mesmo com o esforço empreendido, não foi possível que todos os estudantes evoluíssem em seu conhecimento. Mesmo assim, uma grande parte dos alunos foi capaz de ampliar seus saberes de forma positiva, corroborando assim, com a importância de determinadas estratégias de ensino por parte dos professores, para uma melhor formação dos estudantes do ensino médio.
Abstract The purpose of the present paper is to evaluate student learning during the training period carried out at the Colégio Estadual Professor Elmano Lauffer Leal in the second semester of 2009. Four evaluation instruments were applied to do so, namely one pre-test, one practical activity report, one exam and one recuperation exam. From the data obtained, it was possible to observe the difficulty many students had initially in understanding the meaning of heat and temperature, and even with the effort employed, it was not possible for all students to develop their knowledge. Nevertheless, a large portion of students was able to broaden their knowledge in a positive fashion, thus confirming the importance of certain teaching strategies from the teachers for a better formation of students at the intermediate level.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18776
Arquivos Descrição Formato
000732678.pdf (227.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.