Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorMartini, Júlia Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-01-19T02:33:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187919pt_BR
dc.description.abstractO livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.pt_BR
dc.description.abstractThe book in early childhood education is an object to be discovered by children. Our purpose in this paper was to reflect about the mediation of the book as an object of meaning with singular characteristics to be known by the reader in early childhood education. To this end, we analysed a chapter of the book Alice in Wonderland (Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) in Portuguese) (a version retold by the author himself, adapted for children from zero to five years) to observe how the narrator amplifies the possibilities of interaction with the narrative and with the book. This analysis made us realize that the narrative voice, associated with the graphic organization of the book can be important resources of mediation to bring closer the reader in early childhood and the book, affecting this reader into interacting with the text support, promoting his or her’s literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 43, n. 78 (nov. 2018), p. 24-31pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren’s booken
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.titleO livro e a sua mediação na infânciapt_BR
dc.title.alternativeThe book and it’s mediation in childhood en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001082700pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples