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dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorDeorristt, Aline da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188194pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado é um projeto poético de caráter educacional e gráfico que faz uma composição imagética em quadrinhos. "Mulheres Caídas" são perspectivadas como figuras discursivas em arte e educação. Para isso, desenha-se a investigação de modo fragmentário e citacional, valendo-se de artistas mulheres e criadoras marginais. A produção dessas mulheres, via uma operação que a pesquisa denomina cacográfica, tensiona os dogmatismos da representação visual, em torno das subjetivações do feminino através da imagem da mulher rebelde. O trabalho é constituído de quadros e pedaços não-lineares os quais vêm problematizar uma diversidade de clichês. Referências da contracultura e do pop nas artes e em especial na literatura, citações que vão desde o romance gótico até a poeta brasileira Ana Cristina Cesar, são utilizadas na composição visual e na escritura do trabalho. Conceitos de figura, subjetivação, autoria, criação, citação, arte menor, visibilidade, memória, esquecimento, fora, decadência e paradoxo são operados compositivamente com a Filosofia da Diferença em Roland Barthes, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, criando uma cacografia de mulheres.pt_BR
dc.description.abstractCette memoire est un projet poétique de biais éducatif et graphique qui propose une composition imagée en bande dessinée. Les "femmes tombées" sont considérées comme des figures discursives dans les domaines de l'art et de l'éducation. Pour cela, l’enquête est conçue de manière fragmentaire et citée, en utilisant des artistes femmes et des créatrices marginaux. La production de ces femmes, à travers d’une opération appelée cacographique, met l'accent sur les dogmatismes de la représentation visuelle, autour des subjectivités féminines à travers l'image de la femme rebelle. Le travail consiste en cadres et pièces non linéaires qui viennent à problématiser une diversité de clichés. Des références à la contre-culture et à la pop dans les arts et en particulier dans la littérature, citations allant du roman gothique à la poète brésilienne Ana Cristina Cesar, sont utilisées dans la composition visuelle et l’écriture d’oeuvres. Roland Barthes, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault et Friedrich Nietzsche, qui ont travaillé avec la philosophie de la différence, créer une cacographie de femmes.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÉducation artistiquefr
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCacographiefr
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectBandes dessinéesfr
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectIllustrationfr
dc.subjectFemmes tombéesfr
dc.titleMulheres caídas: cacografias na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001085120pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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