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Atividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motor

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Atividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motor

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Título Atividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motor
Autor Pereira, Keila Ruttnig Guidony
Orientador Valentini, Nadia Cristina
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Atividade de agua
Bebês
Desenvolvimento motor : Criança
Resumo O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de bebês participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas, investigando questões de gênero e faixa etária; relacionando o desenvolvimento motor com o tempo de participação no programa. Participaram do estudo 80 bebês (idades entre 1 e 18 meses) distribuídos em grupos: GA - 40 bebês participantes de programas de atividades aquáticas e GC - 40 bebês provenientes de escolas de educação infantil e creches de Porto Alegre, pareados de acordo com idade e renda com o GA. Foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), que avalia o desenvolvimento motor de 0 a 18 meses e é composta por 58 itens, divididos em 4 subescalas: prono (21), supino (9), sentado (12) e em pé (16). Para caracterização da amostra, foi utilizado um questionário com questões relativas ao nascimento da criança. Os resultados quanto ao desenvolvimento motor evidenciam: (1) melhor desempenho do GA; (2) semelhança de desempenho entre os gêneros; (3) desempenho superior no do GA no 2º, 3º e 4º trimestres de vida; (4) crianças mais velhas com desempenho superior as mais jovens; e, (5) correlação moderada entre o desenvolvimento motor e o tempo de prática no programa aquático. O programa de atividades aquáticas influenciou positivamente o desenvolvimento motor dos seus participantes, de forma semelhante entre os gêneros e mais acentuadamente entre 4 e 12 meses de vida. Além disso, quanto maior o tempo de participação no programa, melhor foi desenvolvimento motor do bebê.
Abstract The objective of this study was to compare motor development of infants participating and non-program participants of water activities, exploring issues of gender and age; linking motor development over time for the program. The study included 80 infants (aged 1 to 18 months) divided into groups: GA - 40 babies program participants of water activities and GC - 40 babies from preschools and day care centers in Porto Alegre, matched for age and income with the GA. We used the Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), which assesses the motor development of 0 to 18 months and it consists of 58 items, divided into 4 subscales: prone (21), supine (9), sitting (12) and standing (16). To characterize the sample, we used a questionnaire concerning the child's birth. The results for the development motor show: (1) better performance of GA, (2) similarities between the genders, (3) the better performance of the GA on the 2nd, 3rd and 4th quarters of life, (4) older children with better performance than younger, and (5) moderate correlation between motor development and practice time in the aquatic program. The program of aquatic activities positively influenced the motor development of its participants, similar between genders and more sharply between 4 and 12 months of life. Moreover, the longer the duration of participation in the program, better motor development was the baby.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18825
Arquivos Descrição Formato
000732927.pdf (357.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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