Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorClavijo Loor, María Alexandrapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188279pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por escopo conhecer as condições de produção discursiva do campo científico relacionadas à constituição de identidades profissionais das mulheres professoras universitárias do Equador através das trajetórias docentes recuperadas e interpretadas a partir dos sentidos das formações discursivas em que se inscrevem os sujeitos da pesquisa que atuam em diferentes áreas do conhecimento. A base teórica se fundamenta nos conceitos centrais da análise de discurso (AD) Pecheuxtiana: discurso, sujeito, história, língua, sentido e ideologia; e conceitos provenientes da teoria Bourdesiana: campo científico, metacampo de poder, capital cultural e capital social, habitus científico e dominação masculina. A metodologia desenvolvida se baseou numa abordagem qualitativa, seguindo as fases da pesquisa qualitativa: exploração de campo, trabalho de campo e análise e interpretação do material empírico. Na fase exploratória, foram realizadas entrevistas e um formulário digital para o levantamento de dados; após, foram realizadas 17 entrevistas em profundidade a mulheres professoras universitárias de 10 áreas do conhecimento (classificação CINE da UNESCO) das 15 universidades registradas no CES com matriz em Quito, capital do Equador. A recolha da informação foi acompanhada por observação participante, registrando os acontecimentos e ambientes dos locais de trabalho no momento das entrevistas. A análise e interpretação dos dados ocorreu com o apoio do quadro teórico da AD desde sua interface com contribuições de Bourdieu, exterioridade teórica à Análise de Discurso. Entre os resultados, cabe destacar: a universidade equatoriana sendo uma das mais antigas da região, ainda não consegue se estabelecer com um modelo que responda a uma identidade próprialk; a política pública do trabalho docente na universidade tem evoluído ao ritmo de campos externos ao campo científico universitário; o capital social e o capital cultural se apresentam de maneira muito marcada nos inícios da carreira da profissão docente na universidade; as funções “burocráticas” desenvolvidas ao longo das trajetórias da profissão docente das mulheres professoras respondem a um conceito de docente tecnocrata, que se ocupa, de forma preponderante, com docência e gestão (no sentido de trabalho administrativo); quanto as crises se encontraram três formas principais: crise profissional da docência universitária, crise institucional da universidade e o seu modelo, e crise externa como uma heteronomia do metacampo de poder; foram encontradas relações de (des)igualdade no campo científico universitário, nos usos do tempo, nas relações familiares e sociais, na evidência do teto de vidro nos cargos diretivos e em funções designadas com base em gênero. As considerações finais apontam para o fato de que se apresentam: diferenças de trajetória em relação às áreas do conhecimento às quais pertecem as professoras, da desproblematização da desigualdade de gênero e da construção e encaramento do objeto; no que se refere às fuções, a função pesquisa, a mais prestigiosa no campo científico, é ainda um desafio a ser vencido. As crises profissionais e institucionais são afetadas por uma crise externa identificada como heteronomia do metacampo de poder. Geralmente elas estão associadas com a avaliação, a regulação e o controle das instituições estatais, a obrigação de obter o diploma de doutorado, a identidade do modelo universitário diante de políticas colonizantes que têm efeitos e assumem forma de assédio acadêmico; além da evidente discriminação, as crises confluem na complicação da configuração e do fortalecimento do professorado.pt_BR
dc.description.abstractLa presente investigación tiene por objeto conocer las condiciones de producción discursiva del campo científico relacionadas a la constitución de identidades profesionales de las mujeres profesoras universitarias de Ecuador a través de las trayectorias docentes recuperadas e interpretadas a partir de los sentidos de las formaciones discursivas en que se inscriben los sujetos de la investigación que se inscriben que actúan en diferentes áreas del conocimiento. La base teórica se fundamenta en los conceptos centrales del análisis de discurso (AD) Pecheuxtiana: discurso, sujeto, historia, lengua, sentido e ideología; y conceptos provenientes de la teoría Bourdesiana: campo científico, metacampo de poder, capital cultural y capital social, habitus científico y dominación masculina. La metodología se basó en un enfoque cualitativo, siguiendo las fases de la investigación cualitativa: exploración de campo, trabajo de campo y análisis e interpretación del material empírico. Fueron realizadas entrevistas y un formulario digital para el levantamiento de la fase exploratoria; se realizaron 17 entrevistas en profundidad a mujeres profesoras universitarias de 10 áreas del conocimiento (clasificación CINE de la UNESCO) de las 15 universidades registradas en el CES con matriz en Quito, Ecuador. La recogida de la información fue acompañada por observación participante, registrando los acontecimientos y ambientes de los lugares de trabajo en el momento de las entrevistas. El análisis e interpretación ocurrió con el apoyo del cuadro teórico de AD desde su interfaz con contribuciones de Bourdieu, exterioridad teórica al Análisis de Discurso. Entre los resultados, cabe destacar: la universidad ecuatoriana siendo una de las más antiguas de la región, aún no logra establecerse con un modelo que responda a una identidad propia; la política pública del trabajo docente en la universidad ha evolucionado al ritmo de campos externos al campo científico universitario; el capital social y el capital cultural se presentan de manera muy marcada en los inicios de la carrera; las funciones "burocráticas" desarrolladas a lo largo de las trayectorias responden a un concepto de docente tecnócrata, que se ocupa, de forma preponderante, con docencia y gestión (en el sentido de trabajo administrativo); la crisis encontradas: crisis profesional de la docencia universitaria, crisis asume tres formas principales: crisis profesional de la docencia universitaria, crisis institucional de la universidad y su modelo, y crisis externa como una heteronomía del metacampo de poder; se encontraron relaciones de igualdad en el campo científico universitario, en los usos del tiempo, en las relaciones familiares y sociales, en la evidencia del techo de vidrio en los cargos directivos y en funciones designadas con base en género. Las consideraciones finales presentan: diferencias de trayectoria a causa del área del conocimiento a la que pertenecen las profesoras, de la desproblematización de la desigualdad de género y de la construcción y encaramiento del objeto; en lo que se refiere a las fuciones, la función de investigación, la más prestigiosa en el campo científico, sigue siendo un desafío a ser vencido. Las crisis profesionales e institucionales se ven afectadas por una crisis externa identificada como heteronomía del metacampo de poder. En general, están asociadas con la evaluación, la regulación y el control de las instituciones estatales, la obligación de obtener el título de doctorado, la identidad del modelo universitario ante políticas colonizadoras que tienen efectos y asumen forma de acoso académico; además de la evidente discriminación, las crisis confluyen en la complicación de la configuración y del fortalecimiento del profesorado.es
dc.description.abstractThe present research has as scope to know the conditions of discursive production of the scientific field related to the constitution of professional identities of women university teachers of Ecuador through the teacher trajectories recovered and interpreted from the senses of the discursive formations in which the subjects of the research are inscribed different areas of knowledge. The theoretical basis is based on the central concepts of discourse analysis (AD) Pecheuxtiana: discourse, subject, history, language, meaning and ideology; and concepts derived from Bourdaisian theory: scientific field, metafield of power, cultural capital and social capital, scientific habitus and masculine domination. The methodology developed was based on a qualitative approach, following the phases of the qualitative research: field exploration, field work and analysis and interpretation of the empirical material. Having been interviewed and a digital form for the exploratory phase survey; 17 in-depth interviews were conducted with women university professors from 10 fields of knowledge (CINE classification of UNESCO) of the 15 universities registered in the CES with headquarters in Quito, capital of Ecuador. The collection of information was accompanied by participant observation, recording the events and environments of the work places at the time of the interviews. The analysis and interpretation of the data occurred with the support of the theoretical framework of the AD since its interface with contributions of Bourdieu, theoretical exteriority to the Discourse Analysis. Among the results, it is worth noting: the Ecuadorian university, being one of the oldest in the region, still can not establish itself with a model that responds to its own identity; the public policy of teaching work at the university has evolved to the rhythm of fields outside the university scientific field; social capital and cultural capital present themselves very markedly at the beginning of the career of the teaching profession at the university; the "bureaucratic" functions developed along the trajectories of the teaching profession of female teachers respond to a concept of a technocratic teacher, who deals predominantly with teaching and management (in the sense of administrative work); the crisis are three main forms: professional crisis of university teaching, institutional crisis of the university and its model, and external crisis as a heteronomy of the metafield of power; relationships of (un) equality in the university scientific field, in the uses of time, in family and social relations, in the evidence of the glass ceiling in the managerial positions and in functions designated on the basis of gender. The final considerations point to the fact that there are differences in trajectory due to the area of knowledge to which the teachers belong, the deproblematization of gender inequality and the construction and consideration of the object; in terms of functions, the research function, the most prestigious in the scientific field, is still a challenge to be overcome. Professional and institutional crises are affected by an external crisis identified as heteronomy of the metafield of power. They are generally associated with the evaluation, regulation and control of state institutions, the obligation to obtain a doctoral degree, the identity of the university model in the face of colonizing policies that have effects and take the form of academic harassment; besides the evident discrimination, the crises converge in the complication of the configuration and the strengthening of the professorship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMujeres académicases
dc.subjectEcuadores
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectAnálisis del discursoes
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCampo científico universitarioes
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectEquadorpt_BR
dc.subjectAcademic womenen
dc.subjectEcuadoren
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectUniversity scientific fielden
dc.subjectHigher educationen
dc.titleO verdadeiro baluarte da universidade é o professorado! Mulheres professoras universitárias no Equador : discursividade professoral, identidades profissionais e trajetórias docentes no campo científicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001085128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples