Repositório Digital

A- A A+

Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola

.

Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Autor Meira, Marcos de Abreu
Orientador Dantas, Monica Fagundes
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Dança
Ensino e aprendizagem
Resumo Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18830
Arquivos Descrição Formato
000732944.pdf (367.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.