Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.contributor.authorMeira, Marcos de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2010-03-24T04:15:54Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18830pt_BR
dc.description.abstractExistem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleTransformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000732944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples