Repositório Digital

A- A A+

Motivação à prática regular de atividades esportivas : um estudo com praticantes de escolinhas de futebol e futsal (13 a 17 anos)

.

Motivação à prática regular de atividades esportivas : um estudo com praticantes de escolinhas de futebol e futsal (13 a 17 anos)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivação à prática regular de atividades esportivas : um estudo com praticantes de escolinhas de futebol e futsal (13 a 17 anos)
Autor Pacheco, Cauê Haase
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Futebol
Futebol de salão
Resumo O estudo da motivação vem recebendo um grande destaque na literatura sobre os aspectos psicológicos mais importantes relacionados à prática regular de atividades físicas. Foram encontrados estudos que mostram a importância da motivação para a aderência a atividades físicas ou desportivas entre adolescentes. Além disso, podemos entender que, visando um melhor planejamento das aulas, é importante que os professores e treinadores conheçam os fatores que motivam os jovens à prática da modalidade. Sendo assim, este estudo tem como objetivo entender entre os seis fatores motivacionais (Estética, Competitividade, Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade e Prazer) quais os que mais motivam os adolescentes praticantes de escolinhas de futebol e/ou futsal (13 a 17 anos) à prática regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas; além disso, se existem diferenças significativas entre os fatores motivacionais para a prática de Atividades Físicas e/ou Esportiva. Para tanto, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas IMPRAFE-54. O IMPRAFE-54 (BALBINOTTI e BARBOSA, 2006) é respondido em uma escala do tipo Likert de cinco pontos (1– isto me motiva pouquíssimo a 5 – isto me motiva muitíssimo). A amostra foi composta por 61 escolares praticantes regulares e matriculados em escolinhas das modalidades de futebol e futsal, na faixa etária de 13 a 17 anos, do sexo masculino. Constatou-se que o que mais motiva os adolescentes à prática do futebol/futsal é Prazer (1º), seguida por Competitividade, Saúde e Sociabilidade (2º), após vem Estética (3º) e Controle de Estresse (4º) Obtivemos valores muito próximos uns dos outros entre as dimensões Competitividade, Saúde e Sociabilidade, sendo eles indissociáveis estatisticamente (p > 0,05).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18833
Arquivos Descrição Formato
000732959.pdf (106.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.