Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFialho, Daniela Marzolapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Rachel Berrutti Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:33:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188439pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta dissertação é problematizar as relações entre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o lazer no espaço público, mais especificamente, os jogos no espaço público. Observou-se que os jogos de mídia locativa jogados por meio dos smartphones proporcionam um novo movimento dos usuários para os espaços públicos, um movimento que trouxe jogadores de jogos digitais para o espaço público e trouxe também os que costumavam jogar videogames dentro de casa. O tema são as TIC na forma de apropriação do espaço público, na perspectiva dos jogos de realidade aumentada e a forma de relação híbrida que as pessoas estabelecem com o espaço público, pois a mobilidade dos jogos locativos móveis produziu mudanças visíveis no que tange à ocupação e/ou à exploração desses espaços. Como objeto deste trabalho, utilizou-se o jogo Pokémon GO, por ter sido um jogo de grande impacto e repercussão no mundo todo e pela relação da realidade aumentada presente no jogo. Nessa perspectiva, analisar-se-á como os jogos de mídia locativa estabelecem uma relação híbrida entre as pessoas e o espaço público. Buscam-se analisar os diferentes pontos de vista sobre as TIC e como esse jogo teve impacto nas dinâmicas e leituras dos espaços públicos pelos seus usuários. Observam-se também as possibilidades de novas práticas de interação no espaço público, assim como as novas percepções e experiências que um jogo de mídia locativa pode proporcionar. Ao longo do percurso proposto nesta dissertação, estará presente a figura do flâneur, um personagem fictício presente em diferentes livros, tempos e nacionalidades: o flâneur é o divagador dos espaços públicos, aquele que descobre percursos e lugares urbanos através do caminhar na cidade.pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this dissertation is to problematize the relations between Information and Communication Technologies (ICT) and leisure in the public space, more specifically, games in the public space. It was noted that locative media games played through smartphones provide a new movement of users to the public spaces, a movement that brought players of digital games into the public space and also brought in those who used to play video games indoors. The theme is the ICT in the form of appropriation of the public space, in the perspective of the games of augmented reality and the form of hybrid relationship that people establish with the public space, since the mobility of the mobile locative games produced visible changes in what concerns the occupation and / or exploitation of such spaces. As the object of this work, the game Pokémon GO was used, because it has been a game of great impact and repercussion in the whole world and by the relation of the augmented reality present in the game. From this perspective we will analyze how locative media games establish a hybrid relationship between people and the public space. It seeks to analyze the different points of view on ICT and how this game had an impact on the dynamics and readings of public spaces by its users. We also observe the possibilities of new practices of interaction in the public space as well as the new perceptions and experiences that a locative media game can provide. Along the course proposed in this dissertation will be present the figure of the flâneur, a fictitious character present in different books, times and nationalities, the flâneur is the rambler of public spaces, the one that discovers paths and urban places through walking in the city.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew Technologies of Communication and Information (ICT)en
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectPokémon GOen
dc.subjectGamesen
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectPublic spaceen
dc.subjectLeisureen
dc.subjectHybrid flâneuren
dc.subjectCyber-flâneuren
dc.subjectFlâneuren
dc.subjectLocative Mediaen
dc.titleO flâneur híbrido : uma experiência urbana através do jogo Pokémon Gopt_BR
dc.title.alternativeThe hybrid flâneur : an urban experience through the game Pokémon GOen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086490pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples