Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWarpechowski, Marisa Batistapt_BR
dc.contributor.authorDe Conti, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2019-02-01T02:32:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1415-7128pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188484pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a passagem adolescente, examinando como se produz esse processo para jovens em contextos de vulnerabilidade e exclusão social atendidos em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passagem adolescente é marcada, para muitos jovens que habitam as periferias de nossas cidades, por inúmeras situações de abandono, violência e trauma, o que nos leva a interrogar sobre as vicissitudes e as estratégias de subjetivação desses jovens em contextos onde o viver se faz tão árido. Sustentados no referencial psicanalítico, procuramos explorar, a partir de recortes clínicos, as particularidades e as dificuldades no trabalho psíquico em curso nessa passagem para um adolescente com uma história marcada pela vulnerabilidade, pelo desamparo e por violências.pt
dc.description.abstractThis study discusses the adolescent passage, examining how this process is produced in young people who live in vulnerability and social exclusion contexts, assisted at a Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS). The adolescent transition is marked by many situations of abandonment, violence and trauma for many young people who live in the outskirts of our cities, which leads us to question the vicissitudes and strategies of subjectivation of these young people in contexts in which living is too arid. Supported by the psychoanalytic framework, we seek to explore, from clinical clippings, the particularities and difficulties of the psychical work (underway in) of this passage for adolescents whose histories are marked by vulnerability, helplessness and violence.en
dc.description.abstractEste trabajo discute la adolescencia, desde el análisis sobre cómo se produce ese proceso en jóvenes en contextos de vulnerabilidad y exclusión social, atendidos en un Centro de Referencia Especializado de Asistencia Social (CREAS). Para muchos jóvenes que viven en las periferias de nuestras ciudades, la adolescencia está marcada por innumerables situaciones de abandono, violencia y trauma, lo que nos lleva a interrogar sobre sus vicisitudes y estrategias de subjetivación en contextos donde vivir se hace tan árido. En base del referencial psicoanalítico se busca explorar, a partir de recortes clínicos, las particularidades y las dificultades en el trabajo psíquico en curso del ser adolescente con historia marcada por la vulnerabilidad, el desamparo y las violencias.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstilos da clínica : revista sobre a infância com problemas. São Paulo. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 322-343pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálise do adolescentept_BR
dc.subjectAdolescent passageen
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectVulnerabilityen
dc.subjectSocial exclusionen
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectHelplessnessen
dc.subjectPsychoanalytic listeningen
dc.subjectSer adolescentees
dc.subjectVulnerabilidades
dc.subjectExclusión sociales
dc.subjectDesamparoes
dc.subjectEscucha psicoanalíticaes
dc.titleAdolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão socialpt_BR
dc.title.alternativeTo become an adolescent in contexts of vulnerability and social exclusion en
dc.title.alternativeSer adolescente en contextos de vulnerabilidad y exclusión social es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001086932pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples