Repositório Digital

A- A A+

O curso de licenciatura em Educação Física na UFRGS : a voz discente

.

O curso de licenciatura em Educação Física na UFRGS : a voz discente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O curso de licenciatura em Educação Física na UFRGS : a voz discente
Autor Daniel, Jonas Vaconcellos
Orientador Silva, Lisandra Oliveira e
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física : Currículo
Resumo O tema desta pesquisa é o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física (EFI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) compreendido na perspectiva dos/as estudantes. Ao estudar as teorias curriculares e me confrontar com as diversas concepções de currículo, passei a perceber que os/as estudantes são formados por um determinado currículo, que foi concebido a partir de certa concepção teórica. É possível pensar que a formação, e consequentemente o currículo, transforma os/as estudantes de tal maneira que as perspectivas docentes desses/as estudantes podem ser diferentes das suas expectativas iniciais. A partir deste contexto, os objetivos do estudo foram: compreender as concepções de currículo dos/as estudantes de Licenciatura em Educação Física da UFRGS; compreender quais eram as expectativas iniciais destes/as estudantes ao ingressarem na Universidade; e, compreender suas futuras perspectivas docentes. Dessa forma, o problema de conhecimento foi: Quais as concepções de currículo, as expectativas iniciais e as futuras perspectivas docentes dos/as estudantes de licenciatura em Educação Física da UFRGS? O desenho do estudo foi do tipo qualitativo, com caráter descritivo e explicativo. O trabalho de campo teve duração de seis meses e as informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas com dois estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS; de questionários solicitados a cinco estudantes do mesmo curso; de observações das aulas do estágio de docência desses/as estudantes e de eventos realizados no campus da EsEF/UFRGS que tiveram como foco a discussão do currículo de Educação Física; de registros em diário de campo; e de análise de documentos. A partir das leituras e interpretações das entrevistas realizadas, identifiquei 103 unidades de significados relevantes, que foram agrupadas em três categorias de análise. A literatura pesquisada e a análise das informações sugerem que os/as estudantes enfrentam dificuldades de articulação entre os diferentes conteúdos curriculares tratados ao longo da graduação e as necessidades concretas surgidas no âmbito da prática docente. O que pode ser compreendido, em grande parte, pela forma fragmentada que o curso organiza o conhecimento e pela maneira desarticulada que as disciplinas se apresentam. Os/as estudantes perspectivam uma concepção integradora do currículo, realçando a relação dialética existente entre a teoria e a prática, que deve estar presente em todos os momentos da formação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18860
Arquivos Descrição Formato
000732081.pdf (536.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.