Repositório Digital

A- A A+

Motivação à prática regular de atividade físicas : um estudo com praticantes de Taekwondo

.

Motivação à prática regular de atividade físicas : um estudo com praticantes de Taekwondo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivação à prática regular de atividade físicas : um estudo com praticantes de Taekwondo
Autor Rocha, Juliana Moraes
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Taekwondo
Resumo O conhecimento acerca da motivação possui especial importância no âmbito da Educação Física, tendo em vista que permite tanto ao professor quanto aos alunos identificar fatores que influenciam o seu estado motivacional, sendo possível adaptar planos de aula, metodologias e metas de acordo com o perfil específico do aluno, do professor e do grupo. O Taekwondo, por sua vez, vem sendo bastante divulgado nos últimos anos, principalmente após ter se tornado oficialmente uma modalidade olímpica, sendo praticado no mundo inteiro por pessoas de todas as idades. Logo, o objetivo desta pesquisa foi conhecer os fatores que mais motivam os praticantes de Taekwondo dentro das seis dimensões motivacionais: Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Prazer e Estética. Com este intuito, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-54 – de Balbinotti e Barbosa (2008), numa amostra composta por 50 praticantes de Taekwondo em diferentes academias e clubes de Porto Alegre, na faixa etária de 12 a 51 anos, de ambos os sexos. Constatou-se que o que mais motiva os praticantes de Taekwondo à prática da modalidade são as dimensões Saúde e Prazer (1º), seguida por Estética e Sociabilidade (2º) e Estética, Competitividade e Controle de Estresse (3º). Foram obtidos valores muito próximos uns dos outros, indicando indissociabilidade estatística (p > 0,05), entre as dimensões: Saúde e Prazer, Estética e Sociabilidade, e Estética, Competitividade e Controle de Estresse. Portanto, os resultados indicam que os praticantes de Taekwondo pesquisados em Porto Alegre praticam o esporte por motivos intrínsecos, com destaque para o desenvolvimento e manutenção da Saúde e para a obtenção de momentos de Prazer inerentes à própria atividade. Seria interessante a realização de novos estudos com amostras maiores e diferenciação dos praticantes nas categorias faixa etária, sexo e tempo de prática, possibilitando assim a produção de conhecimentos mais específicos sobre o Taekwondo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18861
Arquivos Descrição Formato
000732083.pdf (141.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.