Repositório Digital

A- A A+

Impacto de um programa de atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês

.

Impacto de um programa de atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impacto de um programa de atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês
Autor Costa, Sabrina Grosser da
Orientador Valentini, Nadia Cristina
Co-orientador Saccani, Raquel
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Desenvolvimento motor
Natação
Resumo O desenvolvimento dos bebês sofre influência de fatores ambientais. Em virtude disso, programas de intervenção motora precoce vêm crescendo nos últimos anos, dentre estes estão os programas de atividades aquáticas para bebês. Objetivos: a)Descrever, ao longo de seis meses, o desenvolvimento motor de bebês de 1 a 13 meses participantes de um programa de atividades; b) Comparar o desenvolvimento motor amplo e em diferentes posturas (prono, supino, sentado e em pé) de bebês participantes de um programa de atividades aquáticas com não participantes. Metodologia: um estudo longitudinal e comparativo, no qual os bebês foram avaliados a cada mês no período de seis meses e no qual foram realizadas comparações em desempenho. A amostra foi composta por 70 bebês (GE = 10 e GC = 60) entre 1 e 13 meses. O desenvolvimento motor das crianças foi avaliado utilizando-se a Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Resultados: ao longo das seis avaliações, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos nas posturas prono, supino e sentado. O GE obteve escores superiores ao GC na postura em pé desde a primeira até a quarta avaliação, porém, na quinta e sexta avaliações, a diferença entre os grupos nesta postura não foi significativa. O GE obteve valores percentílicos e de critério de categorização superiores ao GC nas avaliações, porém esta diferença não foi significativa na quarta avaliação. Conclusão: as atividades aquáticas parecem atuar de forma positiva sobre o desenvolvimento motor de bebês.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18862
Arquivos Descrição Formato
000732084.pdf (291.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.