Repositório Digital

A- A A+

Influência do traje de alta tecnologia blueseventy no desempenho em natação

.

Influência do traje de alta tecnologia blueseventy no desempenho em natação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influência do traje de alta tecnologia blueseventy no desempenho em natação
Autor Kanefuku, Juliana Yuri
Orientador Castro, Flavio Antonio de Souza
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Natação
Resumo O objetivo deste estudo foi verificar a influência de trajes de alta tecnologia no desempenho em natação. Seis nadadores executaram, em máxima velocidade, dois testes de 50 metros, com 20 minutos de intervalo entre cada teste. Um dos testes foi utilizando o traje comum (sunga/maiô), e o outro utilizando o traje de alta tecnologia. Ambos os testes foram cronometrados e foram realizadas filmagens subaquáticas dos nadadores. A partir das imagens obtidas foram realizadas análises das fases da braçada durante a fase propulsiva e não propulsiva, a fim de comparar os resultados com e sem o uso do traje. Também foram comparados os tempos obtidos pelos atletas com e sem o traje. O uso de traje provocou, de modo geral, incremento no desempenho e na distância média de ciclo de braçadas. Não foram encontradas diferenças em relação à freqüência de ciclos de braçada. Em relação à duração das fases, houve redução de duração de fase não-propulsiva, quando o traje foi utilizado. O traje de alta tecnologia altera as características do nado, incrementando o desempenho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18863
Arquivos Descrição Formato
000732115.pdf (357.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.