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Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar

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Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar

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Título Conhecimento tático declarativo em futebol : estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar
Autor Oliveira, Lucas Martins de
Orientador Monteiro, Alberto de Oliveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Futebol : Treinamento desportivo
[en] School
[en] Soccer
[en] Tactical knowledge otherwise
Resumo O conhecimento dos jogos é um parâmetro importante para o entendimento do jogo, possibilitando ao jogador, através de sua capacidade de decisão tática, comportar-se de maneira inteligente nas jogadas (GIACOMINI, 2007). Garganta (2002) considera de extrema importância o indivíduo saber se comportar bem taticamente na modalidade específica que pratica. Este conhecimento se dá de duas maneiras: de forma declarativa, no que diz respeito a saber o que fazer; de forma processual, saber como fazer (GRECO, 2006). Nota-se que há crianças e jovens de equipes escolares que treinam simultaneamente ao futebol outras modalidades esportivas em que há uma relação nos parâmetros táticos, o que pode contribuir ou não para um melhor desenvolvimento do conhecimento tático do jogo de futebol especificamente. A partir disto, emergiu o problema desta pesquisa: Há diferença significativa no nível de conhecimento tático declarativo, em um time de jogadores com 11 e 12 anos de idade do futebol escolar (categoria sub-12), entre dois subgrupos deste grupo, um que treina somente o futebol e outro que treina também outro(s) esporte(s) coletivo(s)? O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de conhecimento tático declarativo em futebol entre estes dois subgrupos do time de futebol escolar do Colégio Militar de Porto Alegre, através do Teste de Conhecimento Tático Declarativo validado por Mangas (1999). Os sujeitos da amostra foram pareados (N= 8 sujeitos em cada subgrupo) e o teste não paramétrico de Mann Withney foi o instrumento utilizado para identificar se houve diferença estatisticamente significativa entre os subgrupos. Como resultado, não foi encontrado diferença estatisticamente significativa entre as amostras. A variável “tempo de prática” na modalidade específica futebol parece ter sido um fator relevante nos resultados obtidos. A maior experiência em anos no futebol pode ter influenciado em um melhor desempenho do subgrupo que treina somente futebol.
Abstract Knowledge of games is an important parameter for understanding the game, allowing the player through its ability to tactical decision to behave intelligently rolls (Giacomini, 2007). Garganta (2002) is extremely important to know the individual well tactically behave in specific way they practice. This knowledge takes place in two ways: in a declarative manner, with regard to what to do, in a procedure, how to do (GRECO, 2006). Note that there are children and young staff with coaching football while other sports in that there is a tactical parameters, which may or may not contribute to a better development of tactical knowledge of the game of football specifically. From this emerged the problem of this research: There are significant differences in the level of tactical knowledge declaratively in a team of players aged 11 and 12 years old football school (Under-12) between two subgroups of this group, one that only football coaches and others who also trains other (s) sport (s) collective (s)? The objective of this study was to compare the levels of declarative knowledge in tactical game between these two subgroups of the football team's school Colegio Militar de Porto Alegre, through the Knowledge Test Tactical Declarative validated by Mangas (1999). The subjects were matched sample (N = 8 subjects in each subgroup) and the nonparametric Mann Withney was the instrument used to identify whether there was a statistically significant difference between subgroups. As a result, was not found statistically significant differences between the samples. The "practice time" in the specific form football seems to have been a factor in the results. The greatest experience in years in football might have influenced performance in a subgroup only coaching football.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18867
Arquivos Descrição Formato
000732161.pdf (113.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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