Repositório Digital

A- A A+

Os primórdios do Wushu em Porto Alegre (1975-1992)

.

Os primórdios do Wushu em Porto Alegre (1975-1992)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os primórdios do Wushu em Porto Alegre (1975-1992)
Autor Maidana, Wagner
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Kung-fu
Resumo A prática da arte marcial Wushu, conhecida popularmente como Kung Fu, foi apresentada aos porto-alegrenses pelo Mestre Lee Cheung Deh em 1975. Anterior a esse período já havia uma divulgação do Wushu, através de produtos e filmes veiculados no país. Após a vinda do Mestre Lee em Porto Alegre difundiu-se o Wushu, particularmente do estilo Shaolin do Norte em espaços destinados a prática das artes marciais. O objetivo do estudo é descrever como se constituiu a prática do Wushu Shaolin do Norte na cidade de Porto Alegre, desde o ano de 1975 até 1992. Para a pesquisa documental foram utilizadas como fontes: exemplares do jornal Folha da Tarde e jornal do Comércio; Ata da Federação Riograndense de Pugilismo; declarações escritas de praticantes e professores de Wushu; fontes digitais; entre outras. A prática do Wushu em Porto Alegre foi institucionalizada após a exibição da arte marcial pelo Mestre Lee. Em virtude do crescimento do número de praticantes do Wushu Shaolin do Norte, em Porto Alegre, foi fundada a Federação Gaúcha de Kung Fu/Wushu, em 1992, que atualmente é denominada de Federação Gaúcha de Wushu.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18869
Arquivos Descrição Formato
000732285.pdf (3.762Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.