Repositório Digital

A- A A+

O brincar como instrumento terapêutico no tratamento de crianças com câncer : a visão da família

.

O brincar como instrumento terapêutico no tratamento de crianças com câncer : a visão da família

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O brincar como instrumento terapêutico no tratamento de crianças com câncer : a visão da família
Autor Segaspini, Fabíola Vieira
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Recreacao : Hospital
Resumo Pesquisa descritiva de caráter exploratório a cerca da influência do brincar ao longo do tratamento de crianças com câncer. O objetivo é conhecer o significado atribuído pela família ao brincar terapêutico durante o tratamento. Investiga se a família considera que o brincar terapêutico contribui de alguma maneira para a criança e seu tratamento. Verifica se há mudanças de comportamento por parte da criança após a inserção do brincar. Analisa quais são as restrições que impedem a criança de brincar no momento da hospitalização. Identifica diferenças entre o brincar na internação e o brincar no ambulatório de quimioterapia. Avalia a relevância do trabalho multidisciplinar para dar assistência ao paciente e à família. Destaca a importância da recreação para a criança no momento da hospitalização. A metodologia utilizada se deu através de quinze entrevistas semi-estruturadas realizadas com os familiares dos pacientes oncológicos. A pesquisa foi aplicada no ano de 2009 em um hospital público de Porto Alegre – RS. A discussão se ancora numa abordagem qualitativa. A análise dos dados baseia-se na articulação das temáticas que emergem das falas dos sujeitos, com referencial teórico. Conclui afirmando que o brincar interfere no tratamento, tornando-o menos traumático; facilita a aceitação ao tratamento; e que o brincar na internação é visto pelos pais como mais atrativo que no ambulatório.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18888
Arquivos Descrição Formato
000732036.pdf (659.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.