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A representação de música brasileira nos livros didáticos de música

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A representação de música brasileira nos livros didáticos de música

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Título A representação de música brasileira nos livros didáticos de música
Autor Silva, Nisiane Franklin da
Orientador Souza, Jusamara Vieira de
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Música : Livros didáticos : Brasil
Resumo O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a música brasileira é representada nos livros didáticos de música direcionados para a escola do Ensino Básico e produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. A escolha desse período é justificada por ser nessas décadas que a música brasileira é apresentada como conteúdo nos livros didáticos de forma mais acentuada do que em outros períodos. Tendo como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de R. Chartier, o estudo procurou abarcar as concepções explícitas e implícitas, relativo a idéias, valores e intenções que perpassam nos textos e imagens, permitindo compreender o porquê de certas escolhas referentes a determinados conteúdos, em detrimento de outros, da forma como são abordados nos livros didáticos, bem como identificar os cânones eleitos para representar estilos, gêneros musicais, compositores, obras e épocas da música brasileira.
Abstract The present research aimed to analyse how brazilian music is represented in Elementary School didatic books of music as well as their production in Brazil in the sixties and seventies. The decision on chosing such time period relies on the fact that in these decades brazilian music is introduced as pedagogical content in didatic material, in a more stressed way than before. Under the theorical - metodological reference the concept of representation of It. Chartier, the study has tried to hold both explicit and implicit concepts, concerning ideas, values and intentions which can be perceived in texts and images, allowing both comprehension and reason why certain content selections are taken inspite of others, the way in which these contents are approached in didatic books as well as identifying the canons elected to represent styles, music genders, composers, works and brazilian music epochs.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/1889
Arquivos Descrição Formato
000361056.pdf (26.96Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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