Repositório Digital

A- A A+

A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis

.

A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
Autor Lazzari, André
Orientador Stigger, Marco Paulo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Esporte : Aspectos sociais
Socialização : Adolescente
Tênis (Esporte)
[en] Deporte
[en] Infancia
[en] Proyectos sociales
[en] Socialización
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma a participação de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social esportivo pode refletir nos seus processos de socialização. Os sujeitos dessa pesquisa são crianças que freqüentam as atividades do projeto e provenientes de comunidades carentes. Para tanto, fez-se uma análise cotejando o discurso proposto pelo projeto com as informações obtidas junto às crianças que dele participam. Realizamos este estudo através de uma observação participante no contexto de um projeto social de tênis, como também nas atividades desenvolvidas pelas crianças fora dele, na vila, na escola. Este projeto busca ser referência no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de vulnerabilidade social. Com a missão de promover o desenvolvimento de seu público alvo, o projeto busca oportunizar que estes “reescrevam os seus projetos de vida”, por intermédio da prática “sistemática” e “disciplinada” do tênis. Constatamos que as crianças já chegam ao projeto com certas características pré-estabelecidas (“com boas condutas”). As atividades do projeto são todas conduzidas pelos professores/coordenadores mantendo os alunos ocupados e existindo poucos espaços para interações livres. Neste caso, aquilo que pode parecer um resultado da ação do projeto (“uma boa conduta”, por exemplo), pode ser ao mesmo tempo, algum tipo de pré-condição já trazida pelas crianças de outras experiências socializadoras. Com estas considerações, não quis tanto julgar ou questionar as ações do programa no que se refere aos objetivos e metas (aquilo que é visto como positivo), mas de justamente ponderar e colocar em debate as relações simplistas de causa-efeito nestas experiências com as crianças.
Resumen Este trabajo tiene por objeto comprender de que forma la participación de niños y adolescentes, en el contexto de um proyecto social deportivo, puede hacer reflejo en sus procesos de socialización. Los sujetos de esta investigación son niños que asisten a las actividades del proyecto y provienen de comunidades pobres. Para ello, se ha hecho un análisis en el que se coteja el discurso propuesto por el proyecto, con las informaciones obtenidas junto a los niños que de él participan. Hemos hecho este estudio através de una observación participante en el contexto de un proyecto social de tenis, así como también en las actividades desarrolladas por los niños en el barrio y en la escuela. Este proyecto busca ser referencia en el desarrollo de la ciudadania de niños y adolescentes considerados en situación de vulnerabilidad social. Con la misión de promover el desarrollo de su público estudiado, el proyecto busca oportunizar que éstos “reescriban sus proyectos de vida”, por intermédio de la práctica “sistemática” y “disciplinada” del tênis. Hemos constatado que los niños llegan al proyecto con ciertas características preestablecidas (con “buena conducta”). Las actividades del proyecto son llevadas a cabo por profesores coordinadores que mantienen a los alumnos ocupados, otorgando poco espacio para las interacciones libres. En este caso, aquello que puede parecer um resultado de la acción del proyecto (una “buena conducta”, por ejemplo) , puede ser al mismo tiempo algún tipo de precondición já internalizada por los niños através de otras experiências socializadoras. Con estas consideraciones, no he pretendido juzgar ni poner en cuestión las acciones del programa en lo referente a los objetivos y metas (aquello que es visto como positivo), sino justamente ponderar y poner en el debate las relaciones simplistas de causa y efecto en estas experiencias con niños.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18893
Arquivos Descrição Formato
000732141.pdf (225.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.