Repositório Digital

A- A A+

Análise dos resultados das participantes em uma copa escolar de ginástica artística

.

Análise dos resultados das participantes em uma copa escolar de ginástica artística

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise dos resultados das participantes em uma copa escolar de ginástica artística
Autor Fré, Eleine Pozzi da
Orientador Oliva, João Carlos
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Ginástica artística
Resumo Este estudo teve como objetivo principal analisar os resultados das ginastas, participantes da Copa Escolar de Ginástica Artística. A presente investigação caracterizou-se como um estudo do tipo ex post fato descritivo. Através dos registros da Federação Riograndense de Ginástica, foi feita uma análise dos resultados para averiguar se há aumento das notas gerais, nível final e suas preferências por aparelhos. A amostra foi constituída por 280 crianças e adolescentes, do sexo feminino, entre 04 e 17 anos, ginastas que participaram da categoria B, da Copa Escolar de Ginástica Artística do Grêmio Náutico União, em julho do ano de 2009. Para análise dos dados foram realizados testes para verificação da normalidade dos dados, através do teste de Kolmogorov-Sminorv, da simetria da curva, razão da Skewness pelo Std Error e da Kurtosis pelo Std Error, com a finalidade de respeitar os parâmetros da estatística paramétrica. Para realização das inferências, na verificação das diferenças entre as categoria, referente a opção de escolha dos aparelhos na competição, utilizou-se o teste de Qui-quadrado. Para as comparações entre os grupos, no que tange as notas gerais e os níveis finais, foi utilizado o teste da ANOVA One-Way, nas comparações múltiplas, o teste de Scheffé. O Software utilizado foi SPSS V.16, com nível de significância de 5% Os resultados, que foram apresentados em valores absolutos e percentuais, demonstraram que um número muito maior (96,1%) de ginastas preferem as provas de salto, solo e trave, em todas as categorias de idade. Também demonstrou que todas as categorias apresentam diferenças de média de nota geral (aumentam) entre os grupos, menos a categoria "11 e 12 anos" comparando com "13 anos ou mais". Na categoria "até 08 anos", a maior parte das ginastas atingiu nível final 9 (43.3%). Na categoria "9 e 10 anos", a maior parte das ginastas atingiu nível final 9 (45.7%). Na categoria "11 e 12 anos", a maior parte das ginastas atingiu nível final 8 (47.5%). Na categoria "13 anos ou mais", a maior parte das ginastas atingiu nível final 8 (35.3%). A média dos níveis finais das categorias até 8 anos e 9 a 10 anos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre as categorias 11 e 12 anos e 13 anos ou mais. A partir dessa análise, conclui-se que houve um aumento da nota geral das ginastas, uma diminuição no nível final de acordo com as categorias de idade e a preferência pelos aparelhos salto, solo e trave, e conseqüentemente poucas ginastas preferem provas que incluem a paralela.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18897
Arquivos Descrição Formato
000732288.pdf (182.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.