Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRebelo, Guilherme Machadopt_BR
dc.date.accessioned2010-03-26T04:16:31Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18899pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo de caso, de caráter quantitativo, teve como objetivo verificar as motivações que conduziram 19 (dezenove) estudantes de sexo masculino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a participarem regularmente dos treinamentos e jogos da equipe de futebol da instituição. Como instrumento de medida, aplicou-se o “Participation Motivation Questionnaire” – o PMQ (Gill et al., 1983). Esse instrumento foi traduzido para o português por Serpa (1990;1992) e intitulado de “Questionário de Motivação para Adesão Desportiva”, o QMAD. Tal questionário é compreendido por um conjunto de 30 (trinta) possíveis motivos referentes à adesão para a pratica desportiva. Para responder ao questionário, cada indivíduo foi solicitado a indicar, em uma escala de 1 (um) a 5 (cinco) (sendo 1 = nada importante,..., 5 = totalmente importante), a relevância que tem cada um dos itens apresentados para o assunto em análise. Os trinta motivos deste questionário foram agrupados em oito categorias ou dimensões motivacionais segundo a estrutura fatorial proposta por Fonseca (1999). As coletas, consentidas através de um termo assinado pelos participantes, foram realizadas durante uma viagem da equipe. Observou-se que os participantes aderiram às atividades da equipe fundamentalmente por motivos que se relacionam com a competição (4,18 ± 0,03). No entanto, aprofundando-se na pesquisa, verificou-se que o item Divertimento (4,36 ± 0,68) aparece como o mais importante dentre os demais. Esses resultados levam a crer que apesar de um alto teor competitivo, os participantes se sentiam bem aos estarem participando da equipe.pt_BR
dc.description.abstractThis research, of quantitative character, had like objective verify the motivations that drove 19 (nineteen) students of male sex from Universidade Federal do Rio Grande do Sul to regularly participation of the training and the games of the soccer team from the institution. Was applicated a measurement instrument called “Participation Motivation Questionnaire” – the PMQ (Gill et al., 1983). This instrumetn was translated to portuguese by Serpa (1990;1992) and called “Questionário de Motivação para Adesão Desportiva”, the QMAD. Such questionnaire contain 30 (thirty) possible motives regarding to sport practicing adhesion. For it answer the questionnaire, each individual was request to indicate, in a scale of 1 (one) to 5 (five) (being 1 = important nothing,..., 5 = entirely important), the relevance that have each one of presented articles in this research. The thirty motives from this questionnaire were grouped in eight categories or motivation dimensions agreed the factorial structure propose by Fonseca (1999). The answers, consented through a term signed by the participants, were carried out during a journey of the team. Was observed that participants adhered to the activities of the team fundamentally by motives that are related with the Competition (4,18 ± 0,03). However, deepening in the research, was verified that Fun (4,36 ± 0,68) appears like the most important one among the others. Those results cause to believe that despite of a high competitive content, the participants felt well will be participating them of the team.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocceren
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCompetitionen
dc.subjectFunen
dc.titleMotivação : um estudo realizado com a equipe de futebol masculino da Universidade federal do rio grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000732414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples