Repositório Digital

A- A A+

A motivação em praticantes de hidroginática

.

A motivação em praticantes de hidroginática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A motivação em praticantes de hidroginática
Autor Quirino, Karine Paz
Orientador Goncalves, Clezio Jose dos Santos
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Hidroginastica
Resumo O presente estudo buscou identificar a predominância da motivação em praticantes de hidroginástica com relação a duas faixas etárias, pois dependendo da faixa etária a motivação pode alterar como preocupações coma saúde, estética ou lazer. A revisão literária buscou fundamentar-se na Teoria da Autodeterminação (Deci e Ryan, 1985). A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo comparativo. A amostra foi composta pelos grupos Adultez jovem (AJ) e Adultez Média (AM) e como instrumento a aplicação do questionário de Goudas, Biddle e Fox (1994) que mede as formas motivacionais definidas no continuum da autodeterminação. Como resultados, obteve-se no grupo AJ uma média predominante de 21,9 com desvio padrão de 2,9 para a motivação extrínseca com regulação identificada, e no grupo AM uma média predominante de 26,4 com desvio padrão de 20 para a motivação intrínseca. Revelando que pessoas mais velhas têm comportamentos mais autodeterminados que as mais novas nesse estudo. Houve o teste de comparação Mann- Whitney com índice de significância de 5%, revelando diferenças significativas em todos os tipos de motivação exceto a amotivação. Como conclusão, se observa que pessoas mais velhas são mais intrinsecamente motivadas do que as mais novas, esses resultados não corroboram com alguns estudos, Como sugestão para próximos trabalhos realizar também a avaliação do estilo do professor assim como o tempo de adesão dos praticantes na modalidade em questão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18919
Arquivos Descrição Formato
000732060.pdf (193.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.