Repositório Digital

A- A A+

O papel da contação de histórias como biblioterapia : a experiência do projeto "Histórias na Creche" do Núcleo da Hora do Conto - FABICO/UFRGS na Creche da Instituição Amigo Germano, em Porto Alegre-RS

.

O papel da contação de histórias como biblioterapia : a experiência do projeto "Histórias na Creche" do Núcleo da Hora do Conto - FABICO/UFRGS na Creche da Instituição Amigo Germano, em Porto Alegre-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel da contação de histórias como biblioterapia : a experiência do projeto "Histórias na Creche" do Núcleo da Hora do Conto - FABICO/UFRGS na Creche da Instituição Amigo Germano, em Porto Alegre-RS
Autor Teixeira, Patrícia Redel Nunes
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioterapia
Leitura
[en] Bibliotherapy
[en] Child
[en] Count of stories
[en] Creche amigo Germano
[en] Núcleo da hora do conto
Resumo Este trabalho apresenta as atividades do Projeto de Extensão “Histórias na Creche” promovido pelo Núcleo da Hora do Conto da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Projeto é realizado na Creche Comunitária Amigo Germano de Porto Alegre - RS. Apresenta o referencial teórico sobre o papel da contação de histórias como biblioterapia. Relata a verificação se a contação de histórias age como fator biblioterapêutico no campo cognitivo das crianças portadoras de necessidades sócio-econômico-afetivas especiais, mantidas pela Creche Comunitária Amigo Germano. O estudo objetiva resgatar a afetividade perdida no cotidiano das crianças mantidas pela Creche, visando o reequilíbrio emocional dos sujeitos do estudo através da contação de histórias. Fontes bibliográficas, eletrônicas, pessoais e análise de dados coletados junto à comunidade envolvida, por observação direta e entrevistas semi-estruturadas foram utilizados para a realização do estudo.
Abstract This work presents the activities of Extension’s Project "Histórias na Creche" promoted by the Núcleo da Hora do Conto of Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação of Universidade Federal do Rio Grande do Sul at the Creche Comunitária Amigo Germano of Porto Alegre - RS. It presents the theoretical referencial on the paper of the count of stories as bibliotherapy. It tells the verification if the count of stories acts as factor bibliotherapic in the children's bearers of special partner-economical-affectionate needs cognitive field, maintained by the Creche Comunitária Amigo Germano. The study aims at to rescue the lost affectivity in the daily of the children maintained by the Creche, seeking the emotional balance of the subject of the study through the counts of stories. Bibliographical, electronics, personal fonts and analysis of data collected the involved community close to, for direct observation and semi-structured interviews were used for the accomplishment of the study.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18922
Arquivos Descrição Formato
000457369.pdf (261.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.