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Análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio : estaria a teoria da evolução sendo um fio condutor?

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Análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio : estaria a teoria da evolução sendo um fio condutor?

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Título Análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio : estaria a teoria da evolução sendo um fio condutor?
Outro título Analysis of biology textbooks high school: Is the evolution being a thread?
Autor Engelke, Douglas Senna
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Biologia
Ensino médio
Livros didaticos
[en] Biology
[en] Darwin
[en] Evolution
[en] PNLEM
[en] Textbooks
Resumo É crescente o número de evidências que apóiam a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Ela é referenciada como a teoria unificadora das ciências biológicas, e mesmo assim ainda é difícil a sua compreensão por parte dos estudantes. O uso do livro didático em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino ainda hoje nas escolas brasileiras. Portanto, devem ser feitas análises criteriosas desses livros a fim de torná-los cada vez mais acessíveis. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem feito análises periódicas dos livros, no entanto, as análises são gerais e não focam temáticas específicas, fazendo-se necessário exames mais aprofundados. Esse trabalho visa fazer uma análise de como a teoria da evolução está explicitada nos livros didáticos de Biologia. Foram avaliadas quatro obras de Ensino Médio quanto à correção de conceitos de evolução e quanto à forma da construção do pensamento científico evolucionista. Os exemplos encontrados eram recorrentes não favorecendo a construção do pensamento científico, abordando a teoria da evolução isoladamente sem conexões com outras temáticas da Biologia. O livro didático do modo como está organizado não parece favorecer o entendimento das teorias científicas, pois não chega a introduzir aspectos históricoculturais, estando ausentes também as relações entre epistemologia das ciências e da biologia e os fatos e achados científicos.
Abstract There is a growing body of evidence supporting the theory of evolution from Charles Darwin. It is referred as the unifying theory of biological sciences, but it is still difficult to understand this theory by students. The use of textbooks in classroom is the main teaching tool in Brazilian schools. Therefore, careful analysis must be made upon textbooks in order to make them accessible and educational. The National Program of Textbooks has done periodic reviews of books, but these analyses are general and not focus on specific issues, not making a very thorough analysis at times. This work aims to analyze how evolution is explained in the biology textbooks. We evaluated four high school books about the concepts of evolution and how is the construction of scientific evolutionary thought. The examples were very applicants between the works reviewed and do not favor the construction of scientific thinking properly addressing the theory of evolution isolated, without connections. The textbook is organized do not appear to promote the understanding of scientific theories, since they do not introduce the historical-cultural aspects and absents the interplay between epistemology of science and biology and facts and scientific findings.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18929
Arquivos Descrição Formato
000729474.pdf (111.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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