Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorBuchholz, João Paulopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-13T02:27:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189296pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou quais as principais motivações para abandonar a docência, através de entrevistas semi-estruturadas com dois ex-professores de História, Caio Balbinot e Bename Reis. As entrevistas foram gravadas em vídeo, de maneira que essa escolha influenciou bastante na metodologia da pesquisa e nos seus resultados, por essa razão, faz parte desse trabalho a reflexão sobre esta escolha. Como parte dos resultados, a questão salarial, apesar de relevante, não pode ser considerada a principal motivação para o abandono, pois as queixas com as condições de trabalho são muito consistentes. Ambos os entrevistados enfatizaram muito a questão do desgaste mental e físico, por essa razão, a questão da saúde dos docentes ganhou um destaque especial nesta pesquisa e na transcrição dos depoimentos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectProfessores de históriapt_BR
dc.titleMotivações para abandonar a docência : depoimentos de ex-professores de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples