Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorEngelke, Douglas Sennapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-27T04:15:13Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18929pt_BR
dc.description.abstractÉ crescente o número de evidências que apóiam a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Ela é referenciada como a teoria unificadora das ciências biológicas, e mesmo assim ainda é difícil a sua compreensão por parte dos estudantes. O uso do livro didático em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino ainda hoje nas escolas brasileiras. Portanto, devem ser feitas análises criteriosas desses livros a fim de torná-los cada vez mais acessíveis. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem feito análises periódicas dos livros, no entanto, as análises são gerais e não focam temáticas específicas, fazendo-se necessário exames mais aprofundados. Esse trabalho visa fazer uma análise de como a teoria da evolução está explicitada nos livros didáticos de Biologia. Foram avaliadas quatro obras de Ensino Médio quanto à correção de conceitos de evolução e quanto à forma da construção do pensamento científico evolucionista. Os exemplos encontrados eram recorrentes não favorecendo a construção do pensamento científico, abordando a teoria da evolução isoladamente sem conexões com outras temáticas da Biologia. O livro didático do modo como está organizado não parece favorecer o entendimento das teorias científicas, pois não chega a introduzir aspectos históricoculturais, estando ausentes também as relações entre epistemologia das ciências e da biologia e os fatos e achados científicos.pt_BR
dc.description.abstractThere is a growing body of evidence supporting the theory of evolution from Charles Darwin. It is referred as the unifying theory of biological sciences, but it is still difficult to understand this theory by students. The use of textbooks in classroom is the main teaching tool in Brazilian schools. Therefore, careful analysis must be made upon textbooks in order to make them accessible and educational. The National Program of Textbooks has done periodic reviews of books, but these analyses are general and not focus on specific issues, not making a very thorough analysis at times. This work aims to analyze how evolution is explained in the biology textbooks. We evaluated four high school books about the concepts of evolution and how is the construction of scientific evolutionary thought. The examples were very applicants between the works reviewed and do not favor the construction of scientific thinking properly addressing the theory of evolution isolated, without connections. The textbook is organized do not appear to promote the understanding of scientific theories, since they do not introduce the historical-cultural aspects and absents the interplay between epistemology of science and biology and facts and scientific findings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectEvolutionen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectDarwinen
dc.subjectPNLEMen
dc.subjectBiologyen
dc.titleAnálise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio : estaria a teoria da evolução sendo um fio condutor?pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of biology textbooks high school: Is the evolution being a thread? en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000729474pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples