Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorMazzarotto, Rosilenept_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T04:06:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189578pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo problematizar o lugar de sujeito que o Programa Bolsa Família desenha para os jovens beneficiários inseridos nele e como estes constroem suas masculinidades a partir dessas interpelações. Estudos Foucaultianos e Estudos de Gênero Pósestruturalistas foram utilizados para mostrar diferentes formas pelas quais tecnologias de governamento produzem e ensinam gênero no seu interior. O material empírico da dissertação foi produzido em trabalho de campo etnográfico, utilizando principalmente cenas do cotidiano e entrevistas semiestruturadas com 31 jovens beneficiários, estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Este material aliado a textos sobre o Programa Bolsa Família compuseram o corpus desta pesquisa, num processo de bricolagem. O material empírico foi organizado, analisado, e examinado utilizando-se dos conceitos de governamentalidade, gênero e pobreza. Este movimento analítico permitiu entender como a valorização de determinadas habilidades e competências pelo modelo neoliberal, que, na nossa cultura, estão ligadas à feminilidade, tornou-as interessantes aos olhos dos jovens homens entrevistados, a ponto de serem desejáveis. Porém, este movimento não significa uma valorização do feminino e sim um descolamento de determinados atributos da feminilidade. O discurso do Programa Bolsa Família, enquanto biopolítica, produz formas dos jovens se identificarem (ou não) como homens a partir do imperativo do trabalho e do sustento. Neste contexto, onde o trabalho é escasso, produz-se cada vez mais “homens endividados”. Foi possível perceber, também, que a permanência na escola por mais tempo contribui para um alargamento e prolongamento da juventude e que as vivências do espaço escolar possibilitam experiências e construção de projetos de vida. Foi possível identificar que o Programa Bolsa Família, da forma como está estruturado, favorece a heteronormatividade, dando pouca visibilidade a diferentes composições familiares no seu interior. Por fim, as análises permitiram delinear como se construíram os jovens homens desta amostragem e que efeitos o governamento teve sobre suas condutas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as its objective to discuss the individual place which is designed by the Bolsa Família Program for the beneficiary youngsters who are inserted in it and how these youngsters build their masculinities from such interpretations. Foucault’s Studies as well as Gender and Post-structuralist Studies were used in order to show different ways through which government technologies produce and teach gender in its interior. The empirical material for this dissertation was produced in an ethnographic field work, where everyday scenes were mainly used as well as semi-structured interviews with 31 beneficiary youngsters, students from public schools of Porto Alegre. This material and also texts on Bolsa Família Program compounded the corpus of this research, in a process of bricolage. The empirical material was organized, analyzed and examined through the concepts of governmentality, gender and poverty. This analytical movement allowed me to understand how the valorization of certain abilities and competences by the neoliberal model, which, in out culture, are linked to femininity, made them interesting for the young men interviewed by me, to the extent of becoming desirable for them. However, this movement does not mean a valorization of the feminine but a detachment of certain attributes of femininity. The discourse of Bolsa Família Program, while biopolitics, produces ways for the young men identify themselves (or not) as men from the imperative of the work and the livelihood. In this context, where work is rare, more and more “indebted men” are produced. It was also possible to perceive that the permanence at school for longer contributes for an enlargement and prolongation of youth and that the livingness of the school space make possible some experiences and life projects. It was possible to identify that the Bolsa Família Program, the way it is structured, promotes the heteronormativity, giving little visibility to different familiar compositions in its interior. In conclusion, the analyses permitted us to delineate how the young men of this sample constructed themselves and which effects the government had over their conduct.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectMasculinitiesen
dc.subjectYouthen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBolsa Família Programen
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectPublic Politicsen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectGenderen
dc.title"Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa famíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples