Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.contributor.authorCouto, Jéssica Fonseca dopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:11:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189785pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica experiências e caracteriza o movimento maker expressando sua concepção através de espaços de criação e inovação nas bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Com isso busca caracterizar os espaços chamados makerspaces que investem em tecnologia, criatividade, colaboração e dessa forma tem influenciado bibliotecários e usuários a ressignificar a função social e educativa nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Como metodologia, caracteriza-se como um estudo exploratório e como delineamento, utiliza a pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo, a partir das recentes publicações da área da Ciência da Informação. Conclui-se que os valores do movimento maker estimulam a criatividade, imaginação, autonomia e busca pelo conhecimento. Logo, a oferta de makerspaces são um serviço possível na biblioteca e que atrai mais usuários e aproxima bibliotecários engajados em promover ações de forma criativa e significativas para as bibliotecas escolares, públicas e universitárias e suas comunidades.pt
dc.description.abstractThis monograph describes the maker movement identifies related experiences by conceptualizing the movement through spaces for creation and innovation in school, public, and university libraries. It discusses the so-called makerspaces that invest in technology, creativity and collaboration, and have thus influenced librarians and users to give new meaning to the social and educational function of the services provided by libraries. Methodologically, this is an exploratory study based on a literature review, using content analysis techniques to analyze the data from recent Information Sciences publications. It concludes that the values of the maker movement foster creativity, imagination, autonomy and the pursuit of knowledge. Therefore, makerspaces represent one possible service that libraries could provide to its users to increase their numbers, bringing in engaged librarians to promote meaningful, creative actions for school, public and university libraries, as well as their communities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento makerpt_BR
dc.subjectMakerspaceen
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectPublic Libraryen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectUniversity Libraryen
dc.subjectSchool Libraryen
dc.subjectMaker Movementen
dc.titleBibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlvarez, Gonzalo Rubénpt_BR
dc.identifier.nrb001087662pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples