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dc.contributor.advisorMastroberti, Paulapt_BR
dc.contributor.authorEsmeris, Sabrinapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:09:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189857pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, no campo da Licenciatura em Artes Visuais, aborda concepções de desenho e suas ampliações a partir de um projeto educativo desenvolvido por intermédio do PIBID Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2017, em articulação com o curso de extensão Os Contos de Fadas na Cultura Midiática: Ética, Estética e Poética, ministrado pela Prof.ª Dr.ª Paula Mastroberti, na UFRGS, no mesmo ano. A ação foi proposta a duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Hoff, situada no município de Porto Alegre. Nessa experiência foram desenvolvidas seis aulas que inter-relacionaram teoria e prática, visando estabelecer novas visões e vivências com o desenho por meio do projeto, cujo título, Desenho em Campo Expandido: desconstruindo, ressignificando e ultrapassando o belo e o feio é autoexplicativo. Primeiramente, nesta pesquisa, são escolhidos referenciais teóricos que elucidam questões históricas do desenho e suas possibilidades contemporâneas como Susan Woodford (1982), Lincoln Guimarães Dias (2011), Miriam Celeste Ferreira Dias Martins (1992) e Marcia Tiburi e Fernando Chuí (2010). Após, os autores que fundamentam minha reflexão sobre a educação em Artes Visuais, que são Ana Amália Barbosa (2010), Ana Mae Barbosa (2012), Marcia Tiburi e Fernando Chuí (2010), Miriam Celeste Ferreira Dias Martins (1992), Edith Derdyk (2010), Fernando Hernández (2000) e Gilberto Icle (2012). Em seguida, a questão relativa ao projeto educativo do PIBID Artes Visuais é baseada, principalmente, em Paula Mastroberti (2017), Marcel Duchamp (1942), Edith Derdyk (2008), Teresa Poester (2013), Adolfo Sánches Vázquez (1999) e Lucius Apuleius (2009). Por fim, as visões e vozes dos alunos, que fazem reflexões a respeito das aulas, são elaboradas por eles próprios, resultantes de um questionário desenvolvido pela autora. Assim, juntamente aos alunos, foi possível experienciar na prática e na teoria as distintas concepções de desenho, abrindo espaços para os adolescentes também construírem suas próprias reflexões sobre a experiência.pt
dc.description.abstractThis course conclusion work, in the field of Visual Arts graduation as teacher, approaches conceptions of drawing and its extensions from an educational project developed through PIBID Visual Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul, in the year 2017, in articulation with the extension course The fairy tales in the media culture: ethics, aesthetics and poetry, taught by professor Paula Mastroberti, UFRGS, in the same year. The action was proposed to two classes of the first year of Secondary School at the State School of Basic Education Monsignor Leopoldo Hoff, located in the city of Porto Alegre. In this experiment, six classes that interrelated theory and practice, aiming to establish new visions and experiences with the design through the project, whose title is self-explanatory and is Expanded Field Design: deconstructing, resignifying and surpassing the beautiful and the ugly, were developed. Firstly, in this research, theoretical references that elucidate historical issues of the drawing and its contemporary possibilities like Susan Woodford (1982), Lincoln Guimarães Dias (2011), Miriam Celeste Ferreira Dias Martins (1992) and Marcia Tiburi and Fernando Chuí (2010) are chosen. Following, the authors who base my reflection on education in Visual Arts are Ana Amália Barbosa (2010), Ana Mae Barbosa (2012), Marcia Tiburi and Fernando Chuí (2010), Miriam Celeste Ferreira Dias Martins (1992), Edith Derdyk (2010), Fernando Hernández (2000) and Gilberto Icle (2012). Then, the question about the educational project of PIBID Visual Arts is based mainly on Paula Mastroberti (2017), Marcel Duchamp (1942), Edith Derdyk (2008), Teresa Poester (2013), Adolfo Sánches Vázquez (1999) and Lucius Apuleius (2009). Finally, the students' visions and voices, with reflections on the lessons, are elaborated by themselves, resulting from a questionnaire developed by the author. Thus, with the students, it has been possible to experience in practice and in theory the different conceptions of drawing, opening spaces for the teenagers also to build up their own reflections on the experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectVisual Artsen
dc.subjectUglinessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectBeautyen
dc.subjectBelezapt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectEducationen
dc.titleCorrer o risco : o desenho em campo expandido a partir de um projeto educativo do PIBID Artes Visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089773pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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