Repositório Digital

A- A A+

O uso de arquétipos mitológicos na publicidade : uma análise semiológica da mídia impressa brasileira

.

O uso de arquétipos mitológicos na publicidade : uma análise semiológica da mídia impressa brasileira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de arquétipos mitológicos na publicidade : uma análise semiológica da mídia impressa brasileira
Autor Plentz, Samuel Sebben
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Arquétipos
Propaganda
Publicidade
Resumo O presente trabalho busca identificar o uso de arquétipos mitológicos na Publicidade, através da análise de anúncios de revistas brasileiras. Foram adotados dois critérios de análise: linguagem – relacionado ao discurso, tendo como base a Semiologia – e conteúdo. Desse modo, a pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo. Além disso, este trabalho aponta as relações sociais entre rito e consumo, relacionados, respectivamente, à Mitologia e à Publicidade, e suas implicações atuais na formação de segmentos de mercado e estereótipos.
Abstract This work looks for identifying the use of the mythological archetypes at the Publicity through the analysis of advertisements in brasilian magazines. It was used two criterions of analysis: language – relationed to the discourse, taking the Semiology as support – and contents. So, the research has got an exploratory and qualitative profile. On the other side, this work points to the social relations between rite and consumption, relationed, respectively, to the Mythology and their current consequences on the marketing segments and stereotypes formation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/19006
Arquivos Descrição Formato
000536986.pdf (951.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.