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dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorPorciúncula, Mauren Moreira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-31T04:15:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19012pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado de Revolução Digital, ocasionando uma ruptura social entre cidadãos incluídos e excluídos digitalmente. Somente cumprindo os pré-requisitos de acesso, educacionais e mobilizadores, caracteriza-se o processo integral de inclusão digital. Nesta tese, o foco é algo que deve ser considerado primordial para a inclusão digital, mas que geralmente passa despercebido pela literatura da chamada Sociedade da Informação: a questão cognitiva. As questões para as quais se buscam respostas são: Como incluir digitalmente produtores rurais? Como ocorre a construção do conhecimento de produtores rurais? Que intervenção metodológica parece efetiva para a construção de suas habilidades e competências digitais? Que novos saberes e fazeres são apresentados durante e após os processos de inclusão digital? Embasada em concepções construtivistas sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, essa tese apresenta a construção do conhecimento em processos de inclusão digital no meio rural a partir do desenvolvimento de habilidades e competências digitais durante o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação, analisa-se a construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres de produtores rurais em processos de inclusão digital, à luz de indicadores extraídos do referencial teórico piagetiano e freireano para tal. Ao analisá-los, qualitativamente e descritivamente, é possível perceber que (i) os sujeitos, ao desenvolverem Projetos de Aprendizagem, aprendem a aprender; (ii) que intervenções metodológicas construtivistas parecem levar a uma metodologia embasadora de processos educativos, mas que o mais relevante à prática educativa é o conhecimento de teorias construtivistas interacionistas para intervir; (iii) e que a construção de saberes possibilita o repensar de um novo fazer. Além destes achados educacionais, foi possível concluir que a inclusão digital no meio rural deve-se à ação de empreendedores e, decisivamente, de políticas públicas para a continuidade do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação no meio rural.pt_BR
dc.description.abstractDigital technologies of information and communication are changing our culture, not only urban but also rural, especially with the emergence of Agroinformatics. This historical moment has been named the Digital Revolution, which leads to a social breakdown between digitally included and digitally excluded citizens. Only by fulfilling the prerequisites of access, education and mobilization, the whole process of digital inclusion can be complete. This thesis focus in the cognitive aspect of digital inclusion, which, despite its essential role in the process, often goes unnoticed in the so-called Information Society literature. The questions posed by this work are the following: How to digitally include farmers? How does the construction of knowledge of farmers develop? What type of methodological intervention is effective to build their general and digital skills? What new knowledge and practices are presented during and after the digital inclusion processes? Grounded in constructivist conceptions about the processes of development and learning, this thesis presents the construction of knowledge in processes of digital inclusion in rural areas through the construction of digital skills and competences in the development of Learning Projects. Through an action research, it examines the construction of knowledge, the methodological assistance and new knowledge and practices of farmers in processes of digital inclusion, in the light of indicators drawn from Piagetian and Freirean theoretical background. By analyzing them qualitatively and descriptively, one can see that (i) subjects, in order to develop Learning Projects, learn to learn; (ii)that constructivist methodological interventions seem to lead to a methodology that supports the educational process, but the most relevant to educational practice is knowledge of constructivist interactionist to intervene; (iii) and that the construction of knowledge makes it possible to rethink a new skill. It also allows us to infer that, besides these educational findings, digital inclusion in rural areas are due to entrepreneurial action and, mainly, to public policies for continued access to digital technologies of information and communication in rural areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural digital inclusionen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectPractice pedagogicalen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectInformation technology and communicationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPiaget, Jean 1896-1980pt_BR
dc.subjectFreire, Paulo 1921-1997pt_BR
dc.titleA construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital ruralpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000731687pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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