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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorSaldanha, Elias Osterlundpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-09T02:34:45Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190179pt_BR
dc.description.abstractCom o advento da realidade virtual comercialmente viável e disponível para o consumidor em larga escala, perspectivas previamente visitadas podem ser reconsideradas. Atualmente, a indústria do entretenimento influencia fortemente os esforços na área, mas há outras direções dignas de recursos. Jogos sérios desenvolvidos para treinamento e educação proporcionam um ambiente seguro para o aprendizado, mas frequentemente carecem de imersão potencialmente fundamental para a experiência. Este trabalho procura analisar os benefícios da imersão na memória espacial em ambientes virtuais. Foram realizados testes com usuários em múltiplas variações de uma mesma aplicação, alterando-se apenas o método de interação usuário-sistema. As variações desenvolvidas incluíram interfaces digitais clássicas no formato FPS e duas versões em realidade virtual, room-scale e standing-only. As variáveis analisadas incluíram o tempo de duração do exercício, o número de jogadas realizadas e o número de falhas repetidas. Os resultados não foram signficativamente indicativos de uma possível influência positiva da imersão na eficiência e eficácia do aprendizado, necessitando de estudos adicionais.pt
dc.description.abstractWith the advent of virtual reality becoming commercially viable and available to the consumer on a large scale, previously visited perspectives can be reconsidered. Currently, the entertainment industry heavily influences the efforts on the field, but there are other directions worthy of the resources. Serious games developed for training and education purposes provide a safe space for learning, but often lack the immersion potentially fundamental to the experience. This work aims to analyze the benefits of immersion in spatial memory in virtual environments. To this end, experiments were conducted with multiple variations of a same application, altering only the user-system interaction method. The variations developed included classical digital interfaces in the FPS format and two virtual reality versions, room-scale and standing-only. The variables analyzed included the duration of the exercise, the number of moves performed and the number of repeated mistakes. The results were not significantly indicative of a potential positive influence of immersion on the efficiency and efficacy of learning, requiring further studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectProprioceptionen
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectImmersionen
dc.subjectTraining simulatorsen
dc.subjectSerious gamesen
dc.titleInfluência da propriocepção na memória espacial : um estudo com jogos imersivos e convencionaispt_BR
dc.title.alternativeInfluence of Proprioception on Spatial Memory: a Study with Immersive and Conventional Gamesen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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