Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorKeller, Liana Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-09T02:34:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190182pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho inicia seus processos em 2014, com a criação do Projeto Tarot, onde artistas e não artistas, interpretam/performam os arcanos maiores a partir do Tarot de Marselha através da Fotografia Encenada. Essa proposta possibilitou gerar novos diálogos e perspectivas acerca do entorno e aspectos do cotidiano de cada pessoa envolvida e criou uma abertura para repensar os contextos sociais, públicos e privados, os divinatórios (espirituais) e os materiais (concretos), assim como o fazer artístico. Tal fazer é via geradora de reflexões e produção de imagens que evocam valores, subjetividades, conceitos, significados, provocação, associação de temáticas. No decorrer do Projeto, percebeu-se a possibilidade de inserí- lo em ambientes educacionais, de ensino formal e não-formal, para além da perspectiva de educação informal que o Tarot sempre constituiu. As imagens advindas dos baralhos de Tarot possuem aspectos pedagógicos na medida que produzem alterações no olhar dos participantes, trazendo outra forma de pensar e atuar no seu meio. Encenar essas imagens para fotografias configura uma experiência que traz um olhar crítico, uma maior consciência de quem se é e de onde se está inserido. Trata-se de sair do estado do espectador, do receptivo/passivo, para agir/interagir com seus pares e com seu meio, assim transformando- o e desconstruindo- o. As figuras encenadas atentam para os níveis hierárquicos sociais, e para melhor se entender dentro dessas lógicas existentes, utilizamos ferramentas artísticas e imagéticas, como o baralho do Tarot de Marselha, entre outros baralhos, em sua estreita aproximação com as Artes Visuais.pt
dc.description.abstractThis work starts its processes in 2014, with the creation of the Tarot Project, where artists and non-artists, interpret/perform the greatest archangers from the tarot of Marseille through the staged photography. This proposal made it possible to generate new dialogues and perspectives about the surroundings and aspects of everyday life of each person involved and created an opening to rethink the social, public and private contexts, the divinatories (spiritual) and the materials (concrete), as well as artistic doing. This is a way to generate reflections and produce images that evate values, subjectivities, concepts, meanings, provocation, and thematic association. During the project, it was perceived the possibility of inserting it into educational environments, formal and non-formal education, in addition to the perspective of informal education that the Tarot always constituted. The images from the tarot decks have pedagogical aspects as they produce changes in the participants ' gaze, bringing another way of thinking and acting in their midst. Staging these images for photographs configures an experience that brings a critical look, a greater awareness of who is and where it is inserted. It is about leaving the state of the Spectator, the receptive/passive, to act/interact with their peers and with their means, thus transforming and deconstructing it. The staged figures pay attention to the hierarchical social levels, and, to better understand themselves within these existing logics, we use artistic and imagetic tools, such as the Tarot deck of Marseille, among other decks, in its narrow approximation with the Visual Arts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImagem (Arte)pt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectTaroten
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectSymbologyen
dc.subjectTarô : Simbologiapt_BR
dc.subjectCharacteren
dc.subjectStaged photographen
dc.titleO tarot e a fotografia encenada : (re)construir significadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples