Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorSilva, Francisco Xavier dapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-10T02:38:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190247pt_BR
dc.description.abstractO tema geral do presente trabalho é Gerenciamento de Processos de Negócios. Especificamente, o foco recai sobre processos de compras públicas. O objetivo geral é propor melhorias aos processos de gestão de compras do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Mato Grosso do Sul – IFMS - Campus Coxim, a partir da análise da percepção dos servidores. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa aplicada, descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa, fazendo uso de um estudo de caso do tipo puro. Para a execução da pesquisa, os dados necessários foram coletados por meio de survey aplicado a dois grupos: servidores gestores do Campus Coxim e os não gestores. No que diz respeito à análise dos dados coletados, foi utilizada a abordagem dedutiva e a análise de conteúdo. Como resultado, foi possível comparar as percepções dos dois grupos focais da pesquisa e os diversos aspectos relacionados à gestão dos processos de compras, sendo propostas melhorias para a resolução de problemas. Por fim, foi identificado que o IFMS – Campus Coxim ainda tem um longo caminho a percorrer para que atinja um nível de eficiência, eficácia e efetividade adequado nos seus processos de compras, podendo ser auxiliado, neste caminho, pelas ferramentas e técnicas da gestão de processos.pt
dc.description.abstractThe general theme of this paper is Business Processes Management. Specifically, the focus falls on public procurement processes. The general objective is to propose improvements to the procurement processes of the Federal Institute of Science and Technology of Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Coxim. The research is characterized as an applied research, descriptive concerning the objectives, with qualitative approach, making use of a pure case study. To conduct the research, the necessary data were gathered by means of data collection of a survey applied to two groups: Campus Coxim managing servants and servants that aren’t in managing positions. Regarding the analysis of the collected data, the deductive approach and the content analysis were used. As a result, it was possible to compare the perceptions of the two focus groups of the research and the diverse aspects related to the management of the procurement processes. Improvements were proposed to solve problems. Finally, it was identified that the IFMS - Campus Coxim still has a long way to go in order to reach an appropriate level of efficiency, efficacy and effectiveness in its procurement processes, being able to be aided in this way by the tools and techniques of business processes management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness process managementen
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectPublic procurementen
dc.subjectGerenciamento de processos de negóciospt_BR
dc.subjectContas públicaspt_BR
dc.subjectEfficiencyen
dc.subjectEfficacyen
dc.subjectEffectivenessen
dc.titleAnálise de processos de compras públicas : um estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Coximpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088199pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples