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dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Robson Ferrãopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-01T04:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19038pt_BR
dc.description.abstractAnalisa o uso de pesquisa de mercado como forma de conhecer o ambiente interno e externo de uma biblioteca universitária, bem como a opinião de seus usuários sobre a mesma. Tendo em vista que a instituição analisada é uma Biblioteca Universitária, em um primeiro momento, é apresentada uma breve contextualização acerca deste tipo de biblioteca. Posteriormente, são especificados temas como Marketing, sua importância mercadológica, o Marketing em Unidades de Informação, pesquisa de mercado, estudo de usuários e uma breve discussão sobre usuário/cliente.Tem por objetivo principal realizar uma pesquisa utilizando metodologia especifica do marketing, com abordagem qualitativa utilizando dados quantitativos. Foram utilizadas várias formas de coletas de dados para obtenção dos resultados desta pesquisa, entre eles: questionário, checklist, entrevistas e observação. Para avaliação do ambiente interno foi realizada uma pesquisa de satisfação onde foram questionados vários pontos a respeito da biblioteca da FAPA, questões como: infra-estrutura da biblioteca, atendimento, serviços prestados, marketing e mais uma questão aberta para o questionado expor seu ponto de vista a respeito da biblioteca. O questionário foi aplicado de forma aleatória, conforme os usuários iam adentrando na biblioteca. No que tange a análise do ambiente externo, primeiramente foram selecionadas Instituições de Ensino Superior no âmbito privado, para fazer parte desta pesquisa, logo após foi feito um checklist nos sites das bibliotecas destas instituições, a fim de verificar quais os serviços prestam aos seus usuários, por fim, caso ainda houvesse dúvidas, foi realizado uma entrevista para cada uma das bibliotecas pesquisadas. A análise do checklist e entrevistas apontaram vários serviços que as bibliotecas pesquisadas prestam aos seus usuários e a Biblioteca da FAPA ainda não possui, além disso, através dos questionários verificou-se que ainda há muito que se fazer para melhorar os serviços existentes na Biblioteca da FAPA. Por fim, são apresentadas recomendações para o aperfeiçoamento dos serviços já existentes bem como a implantação de novos serviços na mesma.pt_BR
dc.description.abstractExamines the use of market research as a way to know the internal and external environment of a university library, and the opinion of the users on it. As the institution is considered a University Library, in a first moment is a brief contextualization about this type of library. Subsequently, subjects are specified as Marketing, marketing its importance, the Units of Information in Marketing, market research, study of users and a brief discussion about user / client. Its main goal to search using specific methods of marketing, with a qualitative approach using quantitative data. We used various ways of collecting data to obtain the results of this research, including: questionnaire, checklist, interviews and observation. To assess the internal environment was carried out a search of satisfaction where they were questioned several items on the library of FAPA, issues such as the library infrastructure, service, services, marketing and more an open question to explain their point of questioning views about the library. The questionnaire was administered at random, as users were entering the library. With regard to analysis of the external environment, were selected primarily higher education institutions in the private, to be part of this research, soon after was made a checklist in the sites of the libraries of these institutions to verify that the services provide to their users Finally, even if there were questions, an interview was conducted for each of the libraries surveyed. The analysis of the checklist and interviews revealed several search services that libraries provide to their users and the Library of the FAPA are not, moreover, through the questionnaires it was found that there is still much to be done to improve existing services in the Library of FAPA. Finally, recommendations are presented for the improvement of existing services and the deployment of new services on it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarket researchen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectUniversity librariesen
dc.subjectUser satisfactionen
dc.subjectQuality in servicesen
dc.titlePesquisa mercadológica : uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a Biblioteca da Faculdade Porto-Alegrense - FAPApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000717870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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