Repositório Digital

A- A A+

Avaliação dos potenciais evocados cocleares após lesão do utrículo por eletrocauterização em modelo animal

.

Avaliação dos potenciais evocados cocleares após lesão do utrículo por eletrocauterização em modelo animal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação dos potenciais evocados cocleares após lesão do utrículo por eletrocauterização em modelo animal
Autor Maia, Francisco Carlos Zuma e
Orientador Lavinsky, Luiz
Co-orientador Dolganov, Alexandre
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Cirúrgicas.
Assunto Doença de Ménière
Lesões
Orelha interna
Sáculo e utrículo
Resumo Objetivo: Partindo da hipótese operacional de que o resultado da lesão utricular por eletrocauterização não interfere na função coclear, uma vez que não existe correlação anatômica e funcional entre o utrículo e a cóclea, o objetivo deste trabalho foi determinar a ocorrência de alterações nos potenciais elétricos evocados na cóclea e no nervo auditivo antes, durante e um mês após o procedimento cirúrgico em modelo animal. Materiais e método: Estudo experimental conduzido na Unidade de Experimentação Animal do Centro de Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Oito ovelhas foram submetidas a lesão utricular por eletrocauterização, e sua função coclear foi avaliada por meio de eletrococleografia, através do registro dos potenciais elétricos evocados no précirúrgico, pós-cirúrgico imediato e pós-cirúrgico de médio prazo. Os resultados foram analisados estatisticamente. Resultados: O método empregado foi apropriado para provocar lesão utricular e para avaliar a função coclear. Não houve mudança estatisticamente significativa nas variáveis amplitude (P=0,099) e latência (P=0,591) antes e um mês após o procedimento cirúrgico. Houve modificação estatisticamente significativa da área na relação potencial de somação/potencial de ação (P=0,0122), representando uma perda calculada em 11,8 dB. Conclusão: Os resultados indicam que houve preservação da capacidade auditiva nos animais submetidos a lesão utricular.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/19090
Arquivos Descrição Formato
000735360.pdf (962.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.