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Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar

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Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar

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Título Elaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalar
Outro título Development and evaluation of printed education material to improve the medication compliance of pediatric patients after hospital discharge
Autor Negretto, Giovanna Webster
Orientador Dal Pizzol, Tatiane da Silva
Co-orientador Almeida, Silvia Helena Oliveira de
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Assunto Farmacia
[en] Extemporaneous formulations
[en] Pediatric patients
[en] Printed education materials
[en] Sanitary education
Resumo Objetivos: Elaborar e avaliar um material educativo impresso (MEI) para auxiliar na preparação de medicamentos extemporâneos pós-alta hospitalar em pediatria. Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak . Resultados: A primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 67,3% concordaram totalmente com o conteúdo presente no material. A segunda versão obteve 76,4% no domínio compreensão, 90,62% em auto-eficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: O MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar a administração correta de preparações extemporâneas pelos cuidadores dos pacientes pediátricos.
Abstract Objectives: Create and evaluate printed education material (PEM) to help in the preparation of extemporaneous formulations after hospital discharge in Pediatrics. Methods: A first version of PEM was created and evaluated by 26 health workers, using the instrument EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modified. From the contribution of these professionals a new version was developed and evaluated by 5 children caregivers, using an adaptation of the Doak questionnaire. Results: The first version of PEM was well-accepted by most of the professionals. 80,8% of them totally agreed about the quality of the information and 67,3% totally agreed about the contents of PEM. The second version, submitted to caregivers, got 76,4% in the field “Understanding”, 90,62% in “Self-Effectiveness” and 100% in “Atractiveness”, “Cultural Acceptance” and “Persuasion”. Conclusions: PEM proved to be an important tool to guide the correct administration of extemporaneous formulations by the caregivers of pediatric patients.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/19111
Arquivos Descrição Formato
000735639.pdf (2.346Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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