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dc.contributor.advisorDal Pizzol, Tatiane da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNegretto, Giovanna Websterpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-15T04:14:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19111pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Elaborar e avaliar um material educativo impresso (MEI) para auxiliar na preparação de medicamentos extemporâneos pós-alta hospitalar em pediatria. Métodos: Foi elaborada uma primeira versão de MEI e avaliada por 26 profissionais da saúde por meio do instrumento EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modificado. A partir das contribuições dos profissionais foi elaborada uma segunda versão avaliada por 5 cuidadores de crianças utilizando-se o questionário adaptado de Doak . Resultados: A primeira versão do MEI foi bem aceita pela maioria dos profissionais, onde 80,8% dos participantes consideraram as informações como sendo de qualidade e 67,3% concordaram totalmente com o conteúdo presente no material. A segunda versão obteve 76,4% no domínio compreensão, 90,62% em auto-eficácia e 100% em atratividade, aceitação cultural e persuasão. Conclusões: O MEI demonstrou ser uma ferramenta importante para orientar a administração correta de preparações extemporâneas pelos cuidadores dos pacientes pediátricos.pt_BR
dc.description.abstractObjectives: Create and evaluate printed education material (PEM) to help in the preparation of extemporaneous formulations after hospital discharge in Pediatrics. Methods: A first version of PEM was created and evaluated by 26 health workers, using the instrument EVALPEM (Evaluation of Printed Education Materials) modified. From the contribution of these professionals a new version was developed and evaluated by 5 children caregivers, using an adaptation of the Doak questionnaire. Results: The first version of PEM was well-accepted by most of the professionals. 80,8% of them totally agreed about the quality of the information and 67,3% totally agreed about the contents of PEM. The second version, submitted to caregivers, got 76,4% in the field “Understanding”, 90,62% in “Self-Effectiveness” and 100% in “Atractiveness”, “Cultural Acceptance” and “Persuasion”. Conclusions: PEM proved to be an important tool to guide the correct administration of extemporaneous formulations by the caregivers of pediatric patients.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSanitary educationen
dc.subjectFarmaciapt_BR
dc.subjectPrinted education materialsen
dc.subjectExtemporaneous formulationsen
dc.subjectPediatric patientsen
dc.titleElaboração e avaliação de material educativo impresso para auxiliar na adesão medicamentosa de pacientes pediátricos pós-alta hospitalarpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and evaluation of printed education material to improve the medication compliance of pediatric patients after hospital discharge en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlmeida, Silvia Helena Oliveira dept_BR
dc.identifier.nrb000735639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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