Repositório Digital

A- A A+

Um estudo da confiança de jovens investidores de Porto Alegre/RS e região metropolitana no mercado acionário brasileiro

.

Um estudo da confiança de jovens investidores de Porto Alegre/RS e região metropolitana no mercado acionário brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo da confiança de jovens investidores de Porto Alegre/RS e região metropolitana no mercado acionário brasileiro
Autor Freitag, Ana Carolina
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Acoes
Investidores
Jovens
Mercado financeiro
Resumo Este trabalho buscou analisar o relacionamento dos jovens investidores com as instituições do mercado de ações no Brasil, identificando as características das confianças cognitiva, afetiva e comportamental nesses relacionamentos. A pesquisa foi qualitativa, do tipo descritivo. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas em setembro e outubro de 2009. A interpretação dos dados realizou-se pela técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2004). Os resultados da pesquisa apresentaram oito grandes tópicos. Um importante tema para identificar as características das confianças foram os aspectos analisados pelos jovens investidores no relacionamento com as instituições financeiras intermediárias. Esses aspectos foram: a agilidade, a capacidade de resolução de problemas, o atendimento, a transparência, a gestão da empresa e o comportamento oportunístico. A análise desses e de outros aspectos permitiu identificar que a confiança cognitiva e a confiança comportamental são mais aparentes do que a confiança afetiva nos relacionamentos dos jovens investidores com essas instituições. Face a esses resultados, as instituições envolvidas nesse mercado devem considerar os aspectos valorizados pelos jovens no momento de divulgar seus produtos e serviços. O investimento no jovem investidor permite a criação de um relacionamento a longo prazo com um consumidor que possui um valor vitalício potencialmente alto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/19127
Arquivos Descrição Formato
000733827.pdf (941.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.