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As relações do mercado de capitais brasileiro sob o ponto de vista comportamental

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As relações do mercado de capitais brasileiro sob o ponto de vista comportamental

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Título As relações do mercado de capitais brasileiro sob o ponto de vista comportamental
Autor Correia Júnior, Glênio Saraiva
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Finanças comportamentais
Mercado de capitais
Tomada de decisão
[en] Behavioral finance
[en] Cognitive ilusions
[en] Investments
[en] Making deciosion
[en] Prospect theory
Resumo As Finanças Comportamentais contrapõem o pressuposto fundamental da Hipótese dos Mercados Eficientes, a racionalidade perfeita. O pilar central das Finanças Comportamentais é Teoria do Prospecto, desenvolvida por Kahneman e Tversky. A partir de então, diversos autores tem documentado a ocorrência de erros sistematicos no processo de tomada de decisão sob risco/incerteza, chamados de ilusões cognitivas. Ilusões cognitivas são tendências para que ocorram erros sistemáticos no processo de tomada de decisão. Apesar das evidências empíricas, não há estudos conclusivos que sistematizem a influência das ilusões cognitivas no comportamento dos investidores. Este trabalho objetivou relacionar como o efeito de algumas ilusões cognitivas pode ter influenciado o comportamento do mercado de capitais brasileiro após a divulgação de notícias que tenham afetado o preço ou o volume negociado das ações.
Abstract Behavioral Finance contradicts the fundamental assumption of the efficient market hypothesis, the perfect rationality. The central pillar of Behavioral Finance is The Prospect Theory, developed by Kahneman and Tversky. Since then, several authors have documented the occurrence of systematic errors in decision making processes under risk/uncertainty, called cognitive illusions. Cognitive illusions are tendencies that cause systematic errors in the decision making process. Despite the empirical evidence, there are no conclusive studies that systematize the influence of cognitive illusions on the behavior of investors. This study aimed at relating how the effect of some cognitive illusions may have influenced the behavior of the Brazilian capital market after the release of news that affected the price or trading volume of stocks.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/19135
Arquivos Descrição Formato
000733984.pdf (311.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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