Digital Repository

A- A A+

A importância da gestão de tesouraria nas decisões estratégicas

DSpace/Manakin Repository

A importância da gestão de tesouraria nas decisões estratégicas

Show full item record

Statistics

Title A importância da gestão de tesouraria nas decisões estratégicas
Author Porto, Leandro da Silva
Advisor Lamb, Roberto
Date 2009
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Subject Estratégia : Finanças
Fluxo de caixa
Micro e pequenas empresas
Tomada de decisão
[en] Cash flow
[en] Financial strategies
[en] Micro and small bussiness
[en] Treasury
[en] Working capital
Abstract in Portuguese No Brasil, a maioria das empresas é de micro ou pequeno porte, sendo de extrema importância para a conjuntura socioeconômica, entretanto estas possuem um tipo de gestão administrativa pouco especializada e muito ligada à personalidade e às características de seus proprietários. Sendo assim criam-se empresas com bons produtos, porém com pouco conhecimento técnico dos processos que envolvem a administração de uma empresa. Conseqüentemente, a função financeira é relegada a um segundo plano, preocupando-se basicamente com as entradas e saídas de caixa. Buscando modificar este cenário, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo demonstrar que as estratégias tomadas pelas empresas têm impacto direto no seu fluxo de caixa, e quando as ferramentas de auxilio à gestão da tesouraria são ineficientes ou inexistentes as empresas tornam-se vulneráveis ao mercado, podendo levar a falência do empreendimento. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa do tipo consultoria, na qual o pesquisador busca diagnosticar os possíveis problemas e propor melhorias, foi realizada uma comparação do modelo de gestão de tesouraria utilizado pela Rede de Lojas X com os modelos sugeridos pela literatura específica e avaliados os benefícios que estes poderão trazer à empresa, em termos de eficiência das ferramentas de gestão, da utilização da tecnologia da informação, da capacitação dos colaboradores envolvidos e da interação da gestão do caixa com os agentes externos à empresa.
Abstract In Brazil, the majority of companies are of micro or small size, and are of extreme social-economical importance. But the administration process is not very specialized and it depends a lot on the character of the owners. Therefore, companies create good products but with little technical knowledge of the process that is needed for administrating a company, and its financial function. Consequently, its finances are of second importance, and cash-flow becomes its main concern. Trying to modify this scenario, this dissertation aims to demonstrate, that the strategies adopted by companies have a direct impact on your cash flow. When tools to aid cash management are ineffective or no existent companies become vulnerable to the markets and can lead to bankruptcy of the enterprise. Using a qualitative research consultancy type the researcher will try to diagnose the possible problems and suggest improvements. We will perform a comparison of the model of cash management used by Rede de Lojas X with the models suggested in the literature. We will study the benefits they can bring to the company in terms of efficiency management tools, the use of information technology, the training of staff involved and the interaction with the box-people outside the company.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/19151
Files Description Format View
000734280.pdf (2.084Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.