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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Lenora Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T04:15:36Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19153pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is about defining directives for the management of Grêmio FBPA brand. The objective of defining directives is to obtain the criteria for managing the brand considering means of strengthening it as time goes by. With this purpose, we conducted an exploratory study, which consisted of an analysis of benchmarking of European clubs, interviews with managers of Grêmio brand and interviews with members and supporters of the organization. Based on that, we described the identity of the brand, the positioning and the attributes linked to the brand. Besides, we proposed actions to be developed with intent to extend the brand of the club with time, including directives for brand stretching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrand managementen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectPositioningen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectBrand extensionen
dc.subjectSport marketingen
dc.subjectBenchmarkingen
dc.subjectFootball clubsen
dc.subjectLicensingen
dc.titleDiretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000734328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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