Repositório Digital

A- A A+

A contribuição dos cursos de pós-graduação lato sensu no desenvolvimento de competências gerenciais

.

A contribuição dos cursos de pós-graduação lato sensu no desenvolvimento de competências gerenciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição dos cursos de pós-graduação lato sensu no desenvolvimento de competências gerenciais
Autor Sawitzki, Roberta Cristina
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Aprendizagem
Competência gerencial
Desenvolvimento de competências
[en] Development of skills
[en] Learning
[en] Management
[en] Management education
[en] Managerial skills
Resumo O presente estudo teve por objetivo identificar as principais capacidades e competências consideradas importantes para a atuação gerencial no mercado atual (de acordo com a percepção dos pós-graduandos); a contribuição dos cursos de MBA, em termos de aprendizagem e desenvolvimento dessas capacidades e competências; e a inter-relação desses resultados com a literatura. A partir desses objetivos, este trabalho buscou, primeiramente, revisar referencial bibliográfico que abordasse a questão das competências gerenciais essenciais, para, posteriormente, poder relacioná-lo com os dados empíricos levantados. Sendo assim, através de uma pesquisa junto a 23 pós-graduandos lato sensu de um curso de MBA Executivo Internacional da UFRGS, encontraram-se resultados que demonstram, por um lado, a contemporaneidade dessas abordagens, e, por outro, o entendimento por parte dos gestores das exigências para desempenhar com sucesso suas funções. Além disso, de um modo geral, percebe-se que a contribuição dos cursos tem sido avaliada como positiva pelos pós-graduandos, apesar de ainda ser necessário ampliar a flexibilização das metodologias e aprofundar as abordagens de ensino nesses cursos. Por fim, diante das limitações apontadas na pesquisa e de uma certa carência de estudos empíricos sobre o objetivo proposto, sugere-se investigar a efetividade do desenvolvimento e o impacto dessas capacidades e competências nas organizações.
Abstract This study aimed to identify the key skills and competencies considered important for the management activities on the market nowadays (according to the perception of graduate students); the contribution of the MBA courses, in terms of learning and development of these skills and competences; and the interrelationship of these results with the literature. From these objectives, this study aimed, first, to review bibliographic references to address the question of managerial skills, essential to, later, be able to relate it with the empirical data collected. Thus, through a survey with a group of 23 lato sensu graduate students of an Executive International MBA at UFRGS, we found results that show, on the one hand, the contemporary of these approaches, and, secondly, the understanding by managers of the requirements to successfully perform their duties. Moreover, in general, we see that the contribution of the courses has been assessed as positive by the postgraduate students, although there is still a need to increase the flexibility of the methodologies and to deepen the teaching approaches of these courses. Finally, given the limitations outlined in the research and a certain lack of empirical studies on the proposed objective, it is suggested to investigate the effectiveness of the development and the impact of these capabilities and skills in organizations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/19180
Arquivos Descrição Formato
000735621.pdf (1.511Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.