Repositório Digital

A- A A+

Manejo da lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera, Noctuidae), na cultura do milho

.

Manejo da lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera, Noctuidae), na cultura do milho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Manejo da lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera, Noctuidae), na cultura do milho
Outro título Management of Spodoptera frugiperda (Lepidoptera, Noctuidae), in corn crops
Autor Rubin, Leomar Antonello
Orientador Sant'Ana, Josue
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Agronomia. Tecnologias Inovadoras no Manejo Integrado de Pragas e Doenças de Plantas.
Assunto Lagarta do cartucho
Milho
Praga de planta
[en] Corn
[en] Management
[en] Spodoptera frugiperda
Resumo Spodoptera frugiperda (Lep., Noctuidae) é uma importante praga na cultura do milho (Zea mays). A lagarta ataca o colmo podendo chegar a destruí-lo completamente, além disso, podem danificar a espiga, atacando o pedúnculo e impedindo a formação dos grãos, reduzindo a produtividade. Para minimizar os problemas causados por esta praga, são utilizadas diversas ferramentas de controle que visam diminuir seu impacto em agroecossistemas. Desta forma, o presente estudo teve o objetivo de enfocar a importância da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho, descrevendo aspectos morfológicos, ciclo de vida, danos, principais métodos de controle, finalizando com estudos de caso, os quais visaram fazer uma descrição e uma avaliação crítica de situações reais enfrentadas por produtores de milho em relação ao manejo de S. frugiperda.
Abstract Spodoptera frugiperda (Lep., Noctuidae) é uma importante praga na cultura do milho (Zea mays). A lagarta ataca o colmo podendo chegar a destruí-lo completamente, além disso, podem danificar a espiga, atacando o pedúnculo e impedindo a formação dos grãos, reduzindo a produtividade. Para minimizar os problemas causados por esta praga, são utilizadas diversas ferramentas de controle que visam diminuir seu impacto em agroecossistemas. Desta forma, o presente estudo teve o objetivo de enfocar a importância da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho, descrevendo aspectos morfológicos, ciclo de vida, danos, principais métodos de controle, finalizando com estudos de caso, os quais visaram fazer uma descrição e uma avaliação crítica de situações reais enfrentadas por produtores de milho em relação ao manejo de S. frugiperda.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/19202
Arquivos Descrição Formato
000736144.pdf (555.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.