Navegação Ciências Humanas por Título
Resultados 5491-5510 de 6694
-
Quase a mesma coisa : pensando uma topologia da tradução e/em pesquisas em Educação Matemática à luz de Wittgenstein
(2022) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objetivo discutir aspectos do ato de traduzir, quando pensados em consonância com as particularidades do campo da Educação Matemática em uma perspectiva filosófica. Assumindo-se que o texto traduzido ... -
Os quatro níveis de conhecimento em Jean Piaget
(1990) [Artigo de periódico]Aborda a teoria piagetiana dos níveis de conhecimento, explorando o fato de que não há conhecimento sem ação. aproxima as implicações educativas da psicologia de Piaget com a pedagogia de Paulo Freire. - VRVA/RS-FACED/UFRGS-bt -
Quatro teses de subdeterminação de teorias pelos indícios observacionais : significados, plausibilidades e implicações
(2020) [Artigo de periódico]This paper singles out and analyzes four theses of underdetermination of scientific theories by observational evidence, showing that each has its own meaning, plausibility,and implications. We show that the strongest theses ... -
O que acontece no meio?
(2013) [Artigo de periódico]Este artigo cogita caminhos que se perfazem desde o suposto ponto inicial de algum aprender até o objeto final, se é que existe, onde o aprendizado seria consumado num conhecimento almejado. Através de conceitos apropriados, ... -
O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
(2018) [Artigo de periódico]O texto apresenta uma discussão sobre a possibilidade dos exercícios de modificação da prática docente, a partir de pesquisa-intervenção proposta para a formação continuada de professores em uma escola estadual no município ... -
O que a juventude negra do slam tem a dizer para a psicologia social?
(2022) [Artigo de periódico]Este trabalho discute como as poesias no slam tensionam a sociedade no contexto do racismo em suas diversas dimensões. As rodas de slam são um espaço onde slammers expõem manifestos poéticos sobre racismo e formas de ... -
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
(2013) [Artigo de periódico]Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções ... -
O que as professoras fazem com a política? interpretações críticas, feministas e antirracistas de uma política de formação continuada
(2022) [Artigo de periódico]Desde uma perspectiva crítica e feminista dos es-tudos educacionais, este artigo analisa um projeto educacional desenvolvido por meio de uma política de formação continuada. Dos três contextos do Ciclo de Políticas, ... -
“Que bom que ele havia estranhado” : considerações sobre a metodologia IRDI
(2021) [Artigo de periódico]O projeto IRDI na Creche objetivou acompanhar 74 bebês de 0 a 18 meses matriculados em Escolas de Educação Infantil vinculadas à prefeitura de Porto Alegre durante nove meses. A Metodologia IRDI (Indicadores clínicos de ... -
“Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximações
(2020) [Artigo de periódico]Os adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente . Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, ... -
O que dizem a legislação e o controle social em saúde sobre a formação de recursos humanos e o papel dos gestores públicos, no Brasil
(2002) [Artigo de periódico]O artigo apresenta as responsabilidades previstas em lei e imputadas pela sociedade ao exercício da condução legal e legítima do setor saúde, permitindo que se possa, no tocante à formação e desenvolvimento dos recursos ... -
O que dizem os memoriais de formação de estudantes da licenciatura em Matemática?
(2023) [Artigo de periódico]A pesquisa objetivou responder: o que dizem os memoriais relatados pelos estudantes de um quarto semestre de licenciatura em Matemática da UFRGS sobre experiências que impactam a trajetória de formação? Os memoriais foram ... -
O que é esta coisa chamada amor : identidade homossexual, educação e currículo
(1996) [Artigo de periódico]Os campos dos Estudos Gays e dos Estudos Lésbicos podem propiciar aos/às teóricos/as pós-estruturalistas, feministas e póscolonialistas alguns raros vislumbres sobre o que significa reconhecer a simultaneidade da identidade ... -
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
(2019) [Artigo de periódico]Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma ... -
O que é uma casa heptagonal? : nota acerca do universal aviceniano
(2010) [Artigo de periódico]O objetivo deste artigo é o de clarificar o uso e a origem de um exemplo fornecido por Avicena em sua Metafísica: a casa hepatagonal. Primeiramente, apresentaremos alguns elementos da teoria aviceniana dos universais na ... -
O que é um ambiente laico? : espaços (inter)religiosos em instituições públicas
(2013) [Artigo de periódico]O texto resulta de uma pesquisa sobre espaços religiosos existentes em instituições públicas na cidade de Porto Alegre, Brasil. Acompanha a polêmica que se levantou em torno da proposta da direção de um hospital público, ... -
O que é "verdadeiro, mas não esclarecedor" segundo a Ética Eudêmia
(2017) [Artigo de periódico]Em Ética Eudêmia I 6, Aristóteles caracteriza o avanço da investigação ética como uma substituição progressiva do que é a) dito com verdade, mas não de modo esclarecedor pelo que é b) verdadeiro e esclarecedor. Usualmente, ... -
O que fala o psicótico ? a pesquisa interdisciplinar no estudo da psicose
(2005) [Artigo de periódico]Este texto, de um ponto de vista interdisciplinar, aborda questões relativas ao funcionamento da linguagem em sujeitos com estruturação psicótica, articulando o referencial teórico oriundo da escola psicanalítica ... -
O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de ... -
O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de ...