• Aporias literárias : questões borgeanas na educação 

      Adó, Máximo Daniel Lamela (2016) [Artigo de periódico]
      Este texto escolhe abordar certo universo da literatura borgeana a partir de três pontos desdobrados em temáticas da Educação. Trata-se de sinalizações que procuram indicar ao leitor uma ênfase nos modos de ler como ...
    • Apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica : propuestas de escrilectura 

      Adó, Máximo Daniel Lamela; Mussetta, Mariana (2020) [Artigo de periódico]
      Las nociones de apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica conllevan necesariamente un cuestionamiento de las formas canónicas fosilizadas de leer y escribir en la academia, y proponen en cambio ...
    • Biotext microscopies in the classroom : perecquian propositions 

      Adó, Máximo Daniel Lamela (2022) [Artigo de periódico]
      Propõe-se pensar a sala de aula como um espaço de convívio e estudo que vive em frequente tensão. A sala de aula é prefigurada como um espaço de ação que insiste como uma prática cotidiana, mas, por ser habitual, acaba ...
    • Criação poética e currículo da diferença 

      Munhoz, Angélica Vier; Adó, Máximo Daniel Lamela (2017) [Artigo de periódico]
      Este ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações ...
    • Entre biografemas e incidentes : histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária 

      Ritzel, Eduarda; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]
      Este texto problematiza a identidade docente como algo fixo, propõe uma docência que tenha como modo de operar uma identidade fic-tícia a partir das noções de biografemas e incidentes apresentadas por Roland Barthes (2004a; ...
    • Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance 

      Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]
      Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma ...
    • Fotografias feitas a mãos de escrita: uma poética do infravisual na educação 

      Silva, Lygia Stephanny Gomes da; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]
      O texto aborda conceitos e materiais trabalhados em aula a partir de uma proposta de estágio de docência em uma disciplina voltada para as licenciaturas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A proposta se vale de ...
    • Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar 

      Deorristt, Aline da Rosa; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no ...
    • Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação 

      Silva, Luiz Carlos Quirino da; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]
      Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte ...
    • Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios 

      Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2019) [Artigo de periódico]
      Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem ...
    • Laborar a docência entre espera e presença : um estudo da educação como performance 

      Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]
      Este texto propõe perspectivar a docência pela via da performance, tendo em vista que certa noção de espera pode condicionar possibilidades para improvisações numa aula. Trata-se de postular a docência como um fazer que ...
    • La escritura académica fuera de sí : la multimodalidad como potencia expansiva 

      Mussetta, Mariana; Adó, Máximo Daniel Lamela; Peixoto, Bruna Lima (2021) [Artigo de periódico]
      Este artículo propone explorar la existencia de otra escritura académica posible, una que problematice su supuesto carácter formal, lineal, objetivo, transparente, y mayormente lingüístico, para indagar sobre prácticas ...
    • Poética da notação esquizográfica : corpos, pensamento e linguagem em jogo 

      Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]
      Este texto se propõe perspectivar a agência humana no entorno do ato de grafar, ou seja, trata das relações e suas tensões entre as percepções do real e de sua inscrição no tempo-espaço, com ênfase à escrita. Dimensiona ...
    • Por alguma poética na docência : a didática como criação 

      Aquino, Julio Roberto Groppa; Corazza, Sandra Mara; Adó, Máximo Daniel Lamela (2018) [Artigo de periódico]
    • Processos tradutórios na pesquisa em educação : o Projeto Escrileituras 

      Adó, Máximo Daniel Lamela; Campos, Maria Idalina Krause de; Corazza, Sandra Mara (2017) [Artigo de periódico]
    • Sociografia e educação da diferença 

      Adó, Máximo Daniel Lamela; Corazza, Sandra Mara (2016) [Artigo de periódico]
      Este texto visa pensar uma educação da diferençaa partir de processos de criação literária —como atividades de tradução transcriadora —voltados para uma pesquisa do fazer docente. Para tanto, recorre à literatura de Georges ...