Navegação Ciências Humanas por Autor "Adó, Máximo Daniel Lamela"
Resultados 1-16 de 16
-
Aporias literárias : questões borgeanas na educação
Adó, Máximo Daniel Lamela (2016) [Artigo de periódico]Este texto escolhe abordar certo universo da literatura borgeana a partir de três pontos desdobrados em temáticas da Educação. Trata-se de sinalizações que procuram indicar ao leitor uma ênfase nos modos de ler como ... -
Apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica : propuestas de escrilectura
Adó, Máximo Daniel Lamela; Mussetta, Mariana (2020) [Artigo de periódico]Las nociones de apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica conllevan necesariamente un cuestionamiento de las formas canónicas fosilizadas de leer y escribir en la academia, y proponen en cambio ... -
Biotext microscopies in the classroom : perecquian propositions
Adó, Máximo Daniel Lamela (2022) [Artigo de periódico]Propõe-se pensar a sala de aula como um espaço de convívio e estudo que vive em frequente tensão. A sala de aula é prefigurada como um espaço de ação que insiste como uma prática cotidiana, mas, por ser habitual, acaba ... -
Criação poética e currículo da diferença
Munhoz, Angélica Vier; Adó, Máximo Daniel Lamela (2017) [Artigo de periódico]Este ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações ... -
Entre biografemas e incidentes : histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária
Ritzel, Eduarda; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]Este texto problematiza a identidade docente como algo fixo, propõe uma docência que tenha como modo de operar uma identidade fic-tícia a partir das noções de biografemas e incidentes apresentadas por Roland Barthes (2004a; ... -
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma ... -
Fotografias feitas a mãos de escrita: uma poética do infravisual na educação
Silva, Lygia Stephanny Gomes da; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]O texto aborda conceitos e materiais trabalhados em aula a partir de uma proposta de estágio de docência em uma disciplina voltada para as licenciaturas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A proposta se vale de ... -
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
Deorristt, Aline da Rosa; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no ... -
Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação
Silva, Luiz Carlos Quirino da; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte ... -
Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2019) [Artigo de periódico]Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem ... -
Laborar a docência entre espera e presença : um estudo da educação como performance
Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2021) [Artigo de periódico]Este texto propõe perspectivar a docência pela via da performance, tendo em vista que certa noção de espera pode condicionar possibilidades para improvisações numa aula. Trata-se de postular a docência como um fazer que ... -
La escritura académica fuera de sí : la multimodalidad como potencia expansiva
Mussetta, Mariana; Adó, Máximo Daniel Lamela; Peixoto, Bruna Lima (2021) [Artigo de periódico]Este artículo propone explorar la existencia de otra escritura académica posible, una que problematice su supuesto carácter formal, lineal, objetivo, transparente, y mayormente lingüístico, para indagar sobre prácticas ... -
Poética da notação esquizográfica : corpos, pensamento e linguagem em jogo
Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela (2020) [Artigo de periódico]Este texto se propõe perspectivar a agência humana no entorno do ato de grafar, ou seja, trata das relações e suas tensões entre as percepções do real e de sua inscrição no tempo-espaço, com ênfase à escrita. Dimensiona ... -
Por alguma poética na docência : a didática como criação
Aquino, Julio Roberto Groppa; Corazza, Sandra Mara; Adó, Máximo Daniel Lamela (2018) [Artigo de periódico] -
Processos tradutórios na pesquisa em educação : o Projeto Escrileituras
Adó, Máximo Daniel Lamela; Campos, Maria Idalina Krause de; Corazza, Sandra Mara (2017) [Artigo de periódico] -
Sociografia e educação da diferença
Adó, Máximo Daniel Lamela; Corazza, Sandra Mara (2016) [Artigo de periódico]Este texto visa pensar uma educação da diferençaa partir de processos de criação literária —como atividades de tradução transcriadora —voltados para uma pesquisa do fazer docente. Para tanto, recorre à literatura de Georges ...