Browsing Humanities by Author "Dalcin, Andréia"
Now showing items 1-20 of 22
-
O acervo do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Dalcin, Andréia; Fischer, Maria Cecilia Bueno (2021) [Journal article] -
A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
Agache, Graciela Elizabeth Texeira; Dalcin, Andréia (2019) [Journal article]A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros ... -
O Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária no Instituto de Educação de Porto Alegre
Silva, Sara Regina da; Dalcin, Andréia (2019) [Journal article]O artigo tem o propósito de analisar o Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ofertado entre 1966 e 1972, no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Trata-se ... -
O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
Dalcin, Andréia; Brito, Arlete de Jesus (2015) [Journal article]Nesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo ... -
Formação interdisciplinar de professores : percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática
Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues; Dalcin, Andréia (2020) [Journal article]No presente artigo nos propomos a discutir sobre a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, com o intuito de indicar potencialidades e fragilidades de uma proposta de formação interdisciplinar posta em ... -
Formação interdisciplinar de professores : percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática
Arnold, Denise Soares; Dalcin, Andréia (2020) [Journal article]O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado profissional, na perspectiva da pesquisa-ação, que investigou conexões entre matemática e literatura infantil. As atividades propostas a partir ... -
Fotografia e matemática em uma escola do campo : ampliando olhares, construindo saberes
Frantz, Débora de Sales Fontoura da Silva; Dalcin, Andréia (2017) [Journal article]Este artigo apresenta um recorte da dissertação Potencialidades da fotografia para o ensino de geometria e proporção em uma escola do campo defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade ... -
Fotografia no ensino de matemática : algumas possibilidades
Brito, Arlete de Jesus; Dalcin, Andréia (2022) [Journal article]Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia.As ... -
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
Dalcin, Andréia; Cunha, Rute da (2018) [Journal article]O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das ... -
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
Burigo, Elisabete Zardo; Dalcin, Andréia; Fischer, Maria Cecilia Bueno (2017) [Journal article]O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular ... -
Introdução
Dalcin, Andréia; Moura, Elmha Coelho Martins (2018) [Introductory and closing remarks] -
Laboratório de matemática : uma parceria entre UFRGS e escolas públicas de Porto Alegre
Dalcin, Andréia; Bertolucci, Cristina Cavalli; Silva, Talessa dos Reis da (2020) [Journal article]A ação Programa laboratório de matemática nas escolas públicas está em desenvolvimento desde 2017 e situa-se no campo da formação inicial de professores que ensinam matemática, e tem como objetivo principal construir ... -
La Salle e a formação de mestres-professores : as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética
Dalcin, Andréia (2018) [Journal article]Os Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como lassalistas, têm sua trajetória institucional atrelada à história da formação de professores. Atribui-se a La Salle a criação da primeira Escola Normal no modelo como a ... -
Literatura e matemática em inter-relações possíveis : análises, propostas e divagações
Dalcin, Andréia; Montoito, Rafael (2020) [Introductory and closing remarks] -
Livros estrangeiros e materiais didáticos do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1970) : indícios sobre a formação de normalistas
Dalcin, Andréia; Fischer, Maria Cecilia Bueno (2023) [Journal article]O texto tem o propósito de discutir alguns livros e materiais didáticos localizados no acervo digital e físico do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, Rio Grande do ... -
A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
Dalcin, Andréia; Cunha, Rute da; Santos, Vinícius Machado Pereira dos (2016) [Journal article]O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso ... -
Quase a mesma coisa : pensando uma topologia da tradução e/em pesquisas em Educação Matemática à luz de Wittgenstein
Montoito, Rafael; Dalcin, Andréia (2022) [Journal article]Este artigo tem por objetivo discutir aspectos do ato de traduzir, quando pensados em consonância com as particularidades do campo da Educação Matemática em uma perspectiva filosófica. Assumindo-se que o texto traduzido ... -
Saberes matemáticos na formação e na constituição de profissionalidades docentes
Búrigo, Elisabete Zardo; Dalcin, Andréia (2021) [Journal article] -
Saberes matemáticos nas escolas normais : Brasil, França e Portugal (séculos XIX e XX)
Dalcin, Andréia; Búrigo, Elisabete Zardo (2019) [Journal article] -
Universidade e escola como espaços de diálogo e ações colaborativas de aprendizagem
Dalcin, Andréia (2015) [Introductory and closing remarks]Resumo não disponível